Da Redação
Sessenta e cinco baterias avaliadas em 60 mil foram apreendidas durante campeonato de som automotivo, em operação conjunta da Polícia Judiciária Civil e a Polícia Militar, na Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), no domingo (05.04). Oito pessoas também foram presas em flagrantes por crime de receptação.
A operação desencadeada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, de Cuiabá, com o objetivo de apreender baterias de gel e estacionárias furtadas de empresas de telecomunicação e utilizadas como suporte para equipamento de som automotivo.
Com o auxílio de técnicos das empresas de telefonia, que faziam a identificação das baterias, foram realizadas buscas em todos os veículos que participavam da competição.
Segundo o delegado da DERF, Rogers Elizandro Jarbas, há um grande número de registro furto de baterias de empresas de telefonia usadas pelas operadoras na manutenção de seus equipamentos.
Os detidos informaram que compraram as baterias de terceiros. “Cada autuado apresentou uma versão na compra do produto, pagando preços variados, muito abaixo do operado no mercado”, disse o delegado Rogers.
Conforme Rogers, com um dos detidos, a Polícia encontrou 26 baterias, que segundo ele, seriam empregadas nas apresentações de som automotivo e em sua loja de equipamentos automotivos.
As baterias serão periciadas e identificadas pela numeração para restituição as empresas proprietárias vítimas dos furtos.
Todos os detidos pagaram fiança e foram liberados. A operação foi coordenada pelos delegados da DERF, Rogers Elizandro Jarbas e Marcio Moreno Vera e pelo Tenente Coronel da Polícia Militar, Ibanez.
Primeira Apreensão
No dia 9 de abril deste ano, a Polícia Judiciária Civil apreendeu 67 baterias avaliadas em mais de R$ 60 mil, em Rondonópolis (212 km ao Sul). Os produtos foram apreendidos em uma operação da Polícia Judiciária Civil, em Rondonópolis (212 km ao Sul), em poder de 4 pessoas foram presas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), acusadas do crime de receptação. As baterias são utilizadas na manutenção do fornecimento de energia de empresas de telefonia.
Policiais civis da DERF de Rondonópolis receberam informação do furto de 20 baterias subtraídas da Estação de Rádio Base de uma empresa de telefonia, no dia 8 de abril, em Cuiabá. As baterias são responsáveis pela manutenção do fornecimento de energia.