Após o registro de dois casos de exploração sexual infantil na mesma semana, o Projeto Jovens em Ação decidiu chamar a atenção da comunidade ao problema
Uma passeata organizada pelo Projeção (Projeto Jovens em Ação) de Entre Rios acontecerá no dia 17, em razão do Dia Mundial de Combate à Exploração Sexual, lembrado no dia 18. O objetivo é chamar a atenção para um problema que tem sido frequente no distrito: a exploração sexual.
“Nós temos esse problema na época da safra, por causa da colheita. Há um fluxo de caminhoneiros muito grande. Não podemos afirmar com certeza que o público que faz o programa é de adolescentes, mas que existe a exploração, existe”, afirmou uma das coordenadoras do Projeção, a assistente social Kelin Sander.
No mês de abril, dois casos de abuso sexual infantil foram registrados na mesma semana pela polícia em Entre Rios. Além disso, segundo Kelin, o que mais preocupa é que muitos abusos acontecem cotidianamente e não são conhecidos pela comunidade. “O objetivo é incentivar a denúncia. Nós percebemos que muitos casos não são denunciados por vergonha”, contou.
O projeto possui uma equipe composta por pedagogas, educadores físicos, auxiliar administrativo, estagiárias dos cursos de arte educação e pedagogia, e uma assistente social para atender adolescentes de 10 a 18 anos durante o contraturno escolar, e também seus familiares.
Durante as últimas semanas, os alunos têm trabalhado o tema da exploração sexual através de pesquisas e atividades pedagógicas, como gincanas, oficinas esportivas e culturais.
“O índice de exploração sexual em Entre Rios é muito alto, por isso queremos trabalhar com eles para que saibam do risco e isso chegue aos pais, para que eles prestem atenção no comportamento dos filhos, notem a diferença”, explicou Kelin.
Passeata de conscientização
A passeata terá saída às 8h30, do Projeção, que fica na Vila Nova Esperança, próximo à Associação Esportiva Danúbio, em Entre Rios, com sentido à Praça Nova Pátria, onde haverá um abraço simbólico pela infância. A intenção é reunir alunos do Projeção e dos colégios de Entre Rios, que estarão vestidos de preto e carregando cartazes de conscientização e informação.
Hoje, será desenvolvida uma atividade com as mães dos adolescentes que participam do projeto em comemoração ao Dia das Mães e o tema abuso infantil será abordado também.





