"Mauro Mendes planta problemas para colher resultados”


Ex-prefeito Galindo crítica postura do sucessor em "olhar para o passado"

Mary Juruna/MidiaNews
Clique para ampliar 
Ex-prefeito Chico Galindo, que diz que seu sucessor, por enquanto, "só olha para o passado"
ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
O ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), criticou a forma como o seu sucessor no Palácio Alencastro, Mauro Mendes (PSB), tem conduzido a administração na Capital. O petebista tachou de “euforia” o posicionamento de Mendes quanto  às promessas de início de mandato, que, segundo ele, até o momento, não foram cumpridas.

“Acho que ele está trabalhando, mas também está plantando dificuldades para, depois, mostrar que solucionou. Os balanços da Prefeitura no Tribunal de Contas do Estado indicam que os dois únicos anos em que o município fechou com superávit foram 2011 e 2012, quando eu estava na gestão”, afirmou.

Galindo também negou que tenha anunciado, em diversas ocasiões, no ano passado, que deixaria R$ 15 milhões em caixa para Mendes, que, ao assumir, encontrou, na verdade, R$ 107 milhões em restos a pagar.

“Se pegar toda minha fala, sem exceção, gravada, eu sempre dizia que a tendência era a de ficarem R$ 15 milhões. Mas, se dependesse de mim, não ficaria nada, porque eu queria realizar obras. Estava chovendo muito, eu queria avançar no Poeira Zero. Então, ficaram R$ 140 milhões em caixa. É só ir no Tribunal de Contas do Estado”, explicou.

O petebista ainda informou que os restos a pagar se justificariam pelas dívidas do Governo serem correntes e não paralisarem quando um prefeito termina sua gestão.

“Temos convênios, temos repasse do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, nós realizamos R$ 79 milhões de obras no Poeira Zero, eu paguei R$ 55 milhões, ficaramu R$ 24 milhões em dívida, que foi principalmente o mês de dezembro, que é corrente. O Governo é contínuo. Ele vê uma dificuldade onde não tem, uma vontade em querer desqualificar. E o tempo vai mostrar que não é isso daí. O tempo é o senhor da verdade”, completou.

Para Galindo, Mendes tem sido mal informado a respeito da sua gestão.

“Acho que o prefeito tem sido mal informado. É euforia. Temos que dar tempo, eu torço para ele ser o melhor prefeito”, disse.

Galindo ainda cutucou a meta apresentada por Mauro Mendes a respeito da Saúde, que seria sua prioridade e teria avanços nos primeiros 100 dias de gestão.

“Em 100 dias, ele disse que teria uma mudança radical na Saúde. Você pergunta para a sociedade se essa mudança ocorreu em 100 dias. Eu, pelo menos, não vi”, afirmou.

Apesar das críticas, o ex-prefeito, que apoiou Mendes durante a eleição em 2012, descartou estar contra o sucessor.

“Sou otimista, é minha maneira de ser. Não vou polemizar com ele, não vou sair discutindo. Mesmo porque, se isso for resolver os problemas de Cuiabá, eu viro oposição agora”, competou.

Outro lado

O prefeito Mauro Mendes não foi localizado para falar sobre as declarações de Chico Galindo. Sua assesoria disse que o chefe do Executivo deve se pronunciar oportunamente.
Mídia News