Mauro Mendes ‘cutuca’ Silval ao cobrar necessidade de assegurar ambiente favorável a investimentos em Cuiabá

Da Reportagem - Ronaldo Pacheco
Foto: Olhar Direto
Mauro Mendes ‘cutuca’ Silval ao cobrar necessidade de assegurar ambiente favorável a investimentos em Cuiabá
Perante um público em que é visto quase como unanimidade, reunindo mais de metade do PIB de Mato Grosso, durante a comemoração da Semana da Indústria no Hotel Gran Odara, o prefeito Mauro Mendes (PSB) aproveitou para ‘cutucar’ o governador Silval Barbosa (PMDB). “É evidente que os incentivos fiscais são importantes. Porém, é preciso haver ambiência: ou seja, confiança do empresariado de que o poder público honra seus compromissos”, provoca o chefe do Poder Executivo da Capital.

Câmara de Cuiabá aprova regulamentação de produtividade dos 'amarelinhos'; multas não contam
Eder Moraes se filia ao PMDB com bênçãos de Temer, espera entrar na chapa majoritária e prevê que Silval fique até o fim

Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes chegaram ao evento atrasados, na noite desta quarta-feira (22/05), no evento do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso.

Silval Barbosa sorriu, mas não caiu na provocação. “Creio que o maior legado da Copa do Pantanal Fifa 2014 será preparar o Estado para receber investimentos de médio e grande portes nas próximas décadas. Quem sabe, uma indústria automobilística! Porque não? Podemos receber, sim, diante da resolução da logística de transporte”, argumenta Silval.

Vale recordar que a troca de farpas na festa da Semana da Indústria começou em 2010, na disputa pelo governo de Mato Grosso, em debates promovidos por emissoras de TV. Na época, Mendes acusava Silva de não preparar o Estado “com ambiente favorável” para receber grandes indústrias. Silval foi reeleito por vantagem ínfima sobre Mendes, no primeiro turno.

Quase três anos depois, o confronto se repetiu no auditório do Hotel Gran Odara, com tema idêntico. É como se houvesse uma combinação tácita para apresentação de pontos de vista diferentes, para o mesmo público.

Mauro Mendes exortou empresários de diversos segmentos a aproveitar o momento para discutir o presente e futuro da indústria mato-grossense. Ele lembrou que a indústria do Estado está profundamente ligada ao setor do agronegócio.

“Mas ainda precisamos fazer um esforço nos demais setores e criar um ambiente que colabore para que os investimentos aconteçam e a indústria de Mato Grosso cresça ainda mais”, argumenta o prefeito da Capital.

O economista Paulo Rabello Castro proferiu a palestra “Mato Grosso: A expansão industrial e suas demandas”. E, ao final, provocou Silval, Mendes e o empresariado: “o que será de Mato Grosso depois da Copa?”.