O Governo do Estado realizou audiência pública no município de Marcação com panfletagem e distribuição de material educativo. A Campanha ‘Não finja que não viu’, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), foi lançada na última segunda-feira (20) pelo governador Ricardo Coutinho, e, será permanente.
Durante todo o ano haverá mobilizações com palestras em escolas públicas e privadas, abordagens em feiras livres e atos públicas nos municípios sobre os principais tipos de violência contra crianças e adolescentes. Haverá também Concurso de Boas Práticas, que vai ser lançado em junho, com premiação para o melhor trabalho.
O objetivo da mobilização é o combate às violações de direitos de crianças e adolescentes que, no ano passado, registrou 9.749 casos de denúncias de violência contra criança e adolescente na Paraíba por meio disque 100, o número nacional para denúncias de todo tipo violação de direitos.
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem a todo tipo de direito violado, registrou 3.632 casos de violência contra pessoas de até 18 anos. Entre as notificações, a negligência infantil teve 888 casos e a violência sexual somou 544 casos, entre exploração sexual (101) e abuso sexual (443) em todo o estado.
Em Marcação, a Sedh participou como parceira da ação organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município. Na ocasião, foi instalada uma urna para que as pessoas possam denunciar anonimamente os casos de violência infantil. Houve ainda uma caminhada e distribuição de material educativo.
Da redação, com informações da SECOM-PB





