Jornal “The New York Times” destaca aumento de casos de estupro no Brasil

A publicação relembrou o caso da mulher que foi estuprada por um adolescente dentro de um ônibus

Suspeitos
Suspeitos de terem estuprado turista no Rio foram presos
PUBLICADO EM 26/05/13 - 3h0
SÃO PAULO. Os recentes casos de estupro ocorridos em locais públicos da cidade do Rio de Janeiro foram destacados em reportagem publicada na edição de ontem do “The New York Times”. A publicação relembrou o caso da mulher que foi estuprada por um adolescente dentro de um ônibus de transporte coletivo na frente dos demais passageiros e o abuso de uma garota de 14 anos na praia do Leblon, zona sul do Rio.


O jornal também destaca o estupro de uma jovem dentro de uma van do Rio e aponta que o caso dela não ganhou repercussão ou a atenção policial até que os mesmos criminosos estuprassem, na semana seguinte, uma turista norte-americana, também dentro de uma van de transporte coletivo.

O aumento nos casos de estupro é apontado pelo jornal como uma das contradições encontradas no Brasil por acontecer em um momento em que o país tem a primeira presidente mulher, Dilma Rousseff, e que a Polícia Civil do Rio é chefiada por uma mulher, Martha Rocha.

Os casos também foram comparados com os estupros coletivos registrados na Índia, que provocaram tumultos e protestos, e com o surto de casos de abuso sexual ocorridos no Egito.

São Paulo. A reportagem do “The New York Times” foi publicada na mesma semana em que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou que o número de casos de estupro na capital paulista cresceu pelo 12º mês seguido. Em fevereiro deste ano, foram 287 registros – cerca de 35% a mais que os 213 casos anotados no mesmo mês de 2012.