
Visando traçar estratégias para combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes, unindo-se a campanha nacional denominada Faça Bonito, o chefe de Gabinete do Governo do Estado, Délcio Magalhães, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 17, no Salão de Reuniões do Palácio do Setentrião, com o Grupo de Trabalho responsável pela ação.
Participaram do encontro a assessora técnica da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Sandra Regina Smith Neves e o técnico Antônio Alves; comandante da Polícia Militar do Amapá, coronel Resende; comandante do Grupo Institucional de Segurança do Governo do Amapá, coronel Adriano; delegado-geral de Polícia Civil, Tito Guimarães e o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, delegado Nixon Kenedy, que também acumula provisoriamente o cargo de secretário de Justiça e Segurança Pública.
Foram apresentados relatórios onde constam o número de vítimas e os locais com maior concentração de exploração sexual de crianças e adolescentes. O Grupo de Trabalho está traçando as metas e as estratégias para deflagrar as ações.
A SIMS participa nos dias 17 e 18, a partir das 23h, da blitz educativa sobre o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, denominada Faça Bonito. A ação ocorrerá em bares, boates, casas noturnas e tem como meta sensibilizar a sociedade amapaense sobre a importância de valorizar e defender os direitos da criança e do adolescente no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual.
O objetivo é permitir com que meninos e meninas desenvolvam a sexualidade de forma segura e protegida. A ação integra a programação da Campanha Faça bonito no Amapá, planejada pelos técnicos do governo, sob a coordenação da SIMS, responsável pela Rede Abraça-me, por meio do Núcleo de Proteção Especial, encarregada de assistir pessoas em situação de vulnerabilidade e riscos pessoal e social, decorrentes de abandono, privações, abuso sexual, violência, delinquência e dependência química, além dos maus-tratos físicos e/ou psíquicos.
A programação iniciou dia 14 e vai até o dia 29 de maio, quando haverá o lançamento da cartilha educativa e do fluxograma da Rede Abraça-me.
Édi Prado/Secom