FMIJ lança “Todos contra a Pedofilia”

A quinta-feira (16) foi marcada por diversas atividades da campanha “Todos contra a pedofilia”, promovida pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Alunos e funcionários da FMIJ e representantes da sociedade civil distribuíram panfletos e adesivaram carros.
A conscientização contou com apresentações culturais, como o Núcleo de Artes Ori, da Fundação Zumbi, e projetos da FMIJ. O ato aconteceu no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro, em seguida os participantes seguiram em caminhada para a Câmara Municipal, onde houve uma sessão especial.
- Esta campanha é fundamental para conscientizar as pessoas. Denunciar é preciso, mas a sociedade deve exigir que os criminosos sejam punidos – disse o administrador Lourival Pessanha Monteiro.
Segundo a psicopedagoga do programa Fortale-Ser, Leila Azevedo, a primeira característica das crianças que sofrem abuso sexual é a mudança de comportamento. Ela orienta os pais a ficarem atentos. “A responsabilidade é de todos nós. Precisamos proteger nossas crianças e nossos adolescentes. Estatisticamente, na maioria dos casos os principais criminosos são os pais ou pessoas próximas”, alerta.
- A escola também é fundamental para detectar os casos de pedofilia e acompanhar o desenvolvimento das crianças e sua mudança. Ocorre que muitas crianças têm mais ligação com os professores do que com os pais – relata.
Secom