Fabriciano promove Campanha de Prevenção à Violência Sexual


Foto:Fotolia
CORONEL FABRICIANO - A partir desta sexta-feira (10) e até o dia 17 de maio, a Prefeitura de Coronel Fabriciano promove a Campanha de Prevenção à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A campanha marca o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

A data é uma alusão ao caso registrado envolvendo a menina Araceli, em 1973. O caso que chocou o Brasil aconteceu no Espírito Santo. Na ocasião, a criança foi sequestrada, drogada, violentada, espancada e morta. O crime foi cometido por pessoas de classe alta da sociedade e ficou impune.

“Essa data é lembrada para sinalizar que nós precisamos enfrentar questões como estas. Aqui em Fabriciano, através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social, o CREAS, estaremos realizando esta campanha com o objetivo de fazer uma discussão com toda a sociedade a cerca dessa problemática”, revela a secretária de Assistência Social, Júlia Restori.

Além da Secretaria de Assistência Social, a Campanha envolve também as secretarias municipais de Saúde, de Educação e Cultura, de Juventude, Esporte e Lazer, além de entidades que prestam atendimentos a crianças e adolescentes. Também participam do evento instituições que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Programação
A abertura do evento será marcada com a exibição do filme “Os Anjos do Sol”, no Auditório Otton Fava, no Unileste, às 14 horas, no dia 10. “Dando continuidade à Campanha, no dia 13, às 9 horas, realizaremos, em parceria com a Câmara Municipal, uma Audiência Pública com o tema ‘Violência Sexual Contra Criança e Adolescente – A Responsabilização Como Instrumento de Garantias de Direitos’. Nesta oportunidade, contaremos com a presença da Promotora Andréia Carelli, que é a responsável pelas Promotorias Regionais do Estado de Minas Gerais”, explica a secretária.

PUBLICIDADE
No período de 14 a 17, haverá mobilização nos territórios socioassistenciais do município. “Vamos dialogar com a comunidade local sobre a questão do abuso, da exploração sexual de crianças e adolescentes e o envolvimento de todos. Infelizmente, temos aqui em nosso município, casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescente. Esses casos não acontecem somente nas camadas mais vulneráveis da comunidade, mas também em classes economicamente melhores. Muitos casos envolvem pais, padrastos, tios, padrinhos ou irmãos”, analisa Júlia Restori.

Cronograma de Mobilização
A mobilização nos territórios atendidos pela Assistência Social acontecerá no seguinte cronograma de realização:
Terça-feira (14), entre 9h e 12h, no Território 1, no Caladinho de Baixo;
Quarta-feira (15), entre 15h e 17h, no Território 3, na Praça da Bíblia;
Quinta-feira (16), entre 9h e 12h, no Território 4, no Santa Cruz;
Sexta-feira (17), entre 14h e 17h, no território 1 no bairro Amaro Lanari;

Disque Denúncia
Os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser encaminhados ao Disque Direitos Humanos (Nacional): 100; ao Disque Direitos Humanos (MG): 0800 31 1119; ao Conselho Tutelar (Municipal): 3846-7735/ 3846-7740; ou ao Creas de Coronel Fabriciano: 3846-7731