Eventos e ações marcam semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Promotor de Justiça e coordenador da CRIJ, André Tuma / Enerson Cleiton
 Sabrina Alves
Várias ações serão realizadas em Uberaba na próxima semana com o objetivo de promover, assim como em todo o país, a semana da Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia 18 de maio foi marcado como a data do combate a esse crime, estipulado através do Projeto de Lei 9.970, de 2000.

Os eventos na cidade serão realizados por meio de ações e parcerias entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Sest/Senat, Superintendência Regional de Ensino, Polícias Militar e Civil e Ministério Público, e, claro, pela Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro (CRIJ Triângulo Mineiro).

Já na última sexta-feira, com a intenção de introduzir o assunto aos grandes responsáveis pela educação local, o promotor de Justiça e coordenador da CRIJ, André Tuma, proferiu, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, uma palestra que tratou sobre os conceitos da pedofilia e o abuso sexual e exploração de crianças e adolescentes.

Durante a palestra, que durou aproximadamente duas horas, o promotor ressaltou aos profissionais da educação a importância da capacitação desse público, principalmente para detectar os primeiros sinais de um abuso, geralmente observado no dia a dia escolar. “Na palestra, que contou com a participação de cerca de 100 profissionais da educação, abordei conceitos sobre a pedofilia, e abuso e exploração sexual, apresentando dados sobre o crime praticado na internet. Falei ainda sobre alguns sintomas característicos que uma criança vitimada pode apresentar e reforcei justamente o papel do educador em situações que acabam sendo observadas primeiramente dentro da escola. A ideia é transformar esse educador em multiplicador e que ele possa atuar diretamente com os pais, alunos e em todos os grupos”, destacou o promotor.

Entre os dias 13 e 18, serão realizadas diversas ações no país, mostrando à sociedade o real problema enfrentado e que atinge milhares de famílias e várias classes sociais. Um dos destaques será o “grande abraço” em torno do estádio Uberabão, onde voluntários, professores, colaboradores, alunos e toda a comunidade darão um abraço com a finalidade de promover a paz e pedir a todos uma atenção sobre os casos de exploração e abuso sexual que vêm crescendo cada vez mais. A concentração para o “grande abraço” será na porta do estádio Uberabão, na próxima sexta-feira (17), a partir das 8h.