Encontro debate exploração e abuso sexual infantil


O 1º Encontro de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolesce...

O 1º Encontro de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes de Arroio Grande aconteceu no Centro de Cultura Basílio Conceição.

Autoridades e lideranças prestigiaram o evento promovido pelo Conselho Tutelar, que lotou totalmente as dependências do auditório com cerca de 500 lugares ocupados.

Professores e alunos da rede de ensino também marcaram presença em grande número, acompanhando atentamente a programação desenvolvida ao longo do dia.

A abertura oficial foi pela manhã com membros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, que destacaram a importância da iniciativa, visando proteger os menores.

Dentro do protocolo, antes da palestra da promotora de Justiça, Drª. Cristiane Maria Scholl Levien, houve os pronunciamentos e apresentações a cargo de Kalila.

O coordenador dos conselheiros, Alexandre Gonçalves da Silva, enfatizou que o órgão tem procurado atender as demandas, mas a sociedade deve se engajar na luta.

“Nosso agradecimento antecipadamente pelo apoio que tivemos fazendo com que tudo transcorresse bem com excelente público participando desse debate”, salientou.

Ao fazer sua abordagem, a promotora expressou preocupação com o tema bastante delicado, informando que lamentavelmente muitos casos são registrados no município. 

Ela mencionou conceitos e estatísticas, ressaltando que as denúncias podem ser direcionadas pelo Disque 100 - Direitos Humanos - com a ligação gratuita 24 horas.

A partir disso, explicou, o referido relato é encaminhado às instâncias da cidade para as devidas providências serem adotadas mesmo que sejam em situações de flagrantes.

“Trabalhamos em conjunto com as demais instituições com o objetivo de prevenir, porém quando há o crime agimos procurando punir exemplarmente os agressores”, frisou.

Com a mediação de Lianara Araújo, o espaço foi aberto à platéia para questionamentos, aprofundando temas, esclarecendo e tirando dúvidas de como se deve proceder.

Na parte da tarde, as atividades tiveram continuidade com o tenente da Brigada Militar, Pedro Coimbra, igualmente, usando da palavra, dando mais orientações à comunidade.

Da mesma forma, foi lembrada na ocasião a data de 18 de maio em alusão ao Dia Nacional de Combate a Violência e a Exploração Sexual Infantil, marcado por inúmeros atos.

Por fim a avaliação do seminário, que tratou do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros assuntos, foi positiva à medida que mobilizou os arroio-grandenses. 



Texto/Foto: Jornal Correio do Sul Regional