Divinópolis: PREFEITURA REALIZA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A Prefeitura de Divinópolis, através do trabalho conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) e Secretaria de Saúde (Semusa), está organizando uma importante programação municipal para a Semana Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.
O objetivo da programação é lembrar a data nacional e refletir sobre o tema do abuso sexual de crianças e adolescentes em nosso município, bem como debater sobre como evitar e combater este abuso, além de discutir as formas de acolher as famílias que passam por esta situação.
No dia 13 de maio, de 10h às 12h, no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis acontecerá a abertura do evento com apresentação artística dos alunos do Projeto Fazendo Arte. Logo depois haverá uma mesa de debate com o tema: Semana Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que contará com a presença do conferencista Luty Fraga; do secretário de Desenvolvimento Social Paulo Sérgio dos Prazeres e do promotor de justiça, Carlos José e Silva Fortes. Foram convidados para acompanhar este debate: autoridades municipais, diretores de escolas, educadores, servidores municipais de várias secretarias, além de ser aberto a qualquer pessoa interessada.
Neste dia haverá ainda realização de blitz educativa com distribuição de cartilhas, alusivas ao tema, nos postos policiais localizados na saída para Formiga e na saída para Belo Horizonte. A Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Dona Lindu realizará o 1º Trote Solidário, com alunos do curso de medicina, que farão distribuição de panfletos e darão orientações sobre o tema, nas ruas centrais da cidade.
No dia 15 de maio, de 13h30 às 16hs, será realizada a segunda roda de debates no Plenário da Câmara Municipal. A abertura do evento será realizada com apresentação artística dos alunos do Projeto Fazendo Arte. Logo depois haverá uma mesa de debate com o tema: Assistência pública às famílias e às vítimas de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Divinópolis. Para esta mesa estarão presentes: o coordenador do Creas, Heder Júnior Aparecido de Melo; a psicóloga do Creas, Flávia de Cássia César Campos; a diretora de Atenção à Saúde, Maria Ângela de Sousa Alvarenga e a assistente social, Diana Maria de Resende Sousa.
Foram convidados alunos das escolas estaduais localizadas na área central, professores, profissionais de saúde, profissionais dos Cras, servidores públicos, além de servidores e alunos da rede municipal de ensino que representarão cada escola.
No dia 17 de maio, o encerramento será com a 2ª edição da Caminhada “Todos contra a Pedofilia”. A concentração será na Praça da Catedral às 8h30 com saída prevista para às 9hs. À frente da caminhada seguirá um caminhão do Corpo de Bombeiros seguido da fanfarra dos atiradores do Tiro de Guerra. Agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) farão a sinalização de organização do trânsito durante a caminhada.
A caminhada percorrerá a Avenida Primeiro de Junho até a Rua Rio de Janeiro quando sobe até a Avenida 21 de abril, para o encerramento que acontecerá na Praça do Santuário com a leitura feita por duas crianças de um manifesto sobre o tema e apresentação da Banda da Polícia Militar. Participarão desta caminhada, representantes de todos os órgãos apoiadores e organizadores, estudantes, servidores públicos e população e população em geral.
Toda esta programação conta também com os parceiros: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Regional de Ensino (SRE), Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Sócio Educativo, Igreja Católica, Ministério Público, Juizado de Menor, Sest/Senat, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), TV Candidés, Luty Fraga.
Mais informações sobre a Semana Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes em Divinópolis, com Héder Júnior Aparecido de Melo, sociólogo e coordenador Creas, através dos telefones 3212-3600 / 3213-4155 / 3214-1307.