DA ASSESSORIA
Com uma banca com 483 advogados e 19 áreas de atuação do Direito, o Escritório Décio Freire & Associados instalou esta semana em Cuiabá sua 18ª unidade no Brasil.
O sócio-fundador do escritório, Décio Freire, disse que sua vinda para Cuiabá “não é para concorrer com ninguém, mas para somar” no mercado com a expertise que detém.
O grupo completa com a esta inauguração a atuação direta com escritório em todas as cidades-sede da Copa do Mundo, além das presenças de profissionais nos Estados Unidos (Miami), Europa (Lisboa) e na África (Moçambique e Angola).
O escritório - que funciona no Edifício Centro Empresarial Paiaguás, na avenida do CPA, o principal corredor de negócio de Cuiabá -, foi requisitado para se instalar em Mato Grosso com a demanda de empresas que já atende e atuam no Estado, a partir das matrizes no Sudeste e grandes centros. A banca tem entre clientes cinco dos 10 maiores grupos econômicos do Brasil.
Embora Mato Grosso seja reconhecido pelo agronegócio, lembra Décio Freire, há espaço para o Estado ter cada vez mais instalação de indústrias.
O advogado afirma haver “pujança do desenvolvimento em Mato Grosso”, apesar de há muito tempo não vir a Cuiabá. “Estou absolutamente impressionado”.
Ele observou, durante cerimônia de inauguração na última quarta-feira, no Grand Odara Hotel, que mesmo com os impactos de investimento da Copa do Mundo, “situação sui generis”, é fato que Mato Grosso e Cuiabá ganham condições de infraestrutura e oferta de serviços para expansão econômica acelerada, dado o dinamismo.
“De qualquer forma, para quem não vem há algum tempo aqui, deu para sentir claramente uma pujança muito maior do que o investimento de Copa do Mundo”, avalia.
PREVENÇÃO JURÍDICA
Décio defende a tese de que o estágio final que se atinge na resolução de conflitos entre partes no Judiciário tem que ser antecipada e balizada pela prevenção jurídica. Justamente para a decisão não desaguar com constância nos tribunais.
“O aumento da atividade empresarial, o desenvolvimento, aumento de investimento, ele necessita de consultoria. Para começar, a consultoria preventiva, jurídica, para se evitar problemas e para fazer da melhor forma”, argumenta.
Ele afirma ser essa abordagem do trabalho da equipe Décio Freire Associados uma das especialidades da banca.
“Eu não acredito muito no embate pelo embate. Ou seja, na solução através do Judiciário. Eu acho que o embate deve ser evitado a todo tempo”, justifica.
Entre as especialidades de consultoria, ele cita áreas tradicionais, como direito administrativo, ambiental, tributário, e atuação do escritório em outros setores mais especializados, como direito de energia, portuário, minerário e penal.
A cerimônia de inauguração do escritório contou com a presença de aproximadamente 200 convidados, entre advogados, dirigentes de entidades de classe da categoria, autoridades públicas e empresários de diversas áreas econômicas.





