COMO DENUNCIAR?
A Internet não pode ser vista como uma terra sem lei, onde pessoas agridem as outras e desrespeitam as leis sem nenhuma preocupação. Precisamo lembrar sempre que as violações que ocorrem no ciberespaço também devem ser combatidas e denunciadas. Se você estiver navegando na rede e encontrar vídeos, fotos, comentários ou perfis com humilhação, intimidação, ameaça, violência sexual ou qualquer outro tipo de agressão, denuncie. Sua denúncia pode ser feita presencialmente ou na própria internet (não precisa se identificar):
- www.denuncie.org.br (Veja no link a seguir o que pode ser denunciado em nossa central http://www.safernet.org.br/site/institucional/projetos/cnd/o-que-denunciar)
- Conselho Tutelar (Mapa com endereços nas capitaishttp://www.safernet.org.br/divulgue/helpline/)
- Ministério Público de seu Estado;
- Delegacia de Polícia (endereços de delegacias especializadas em crimes na internethttp://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias.
Caso a integridade física da criança/adolescente esteja em risco, a denúncia também pode ser feita ao Disque 100, pelo telefone, para que a vítima se encontre em segurança o mais breve possível.
Para realizar uma denúncia no portal da SaferNet Brasil, o procedimento é muito simples: você deve escolher que tipo de conteúdo deseja denunciar e, ao clicar em uma das opções, você deve colocar apenas a URL (endereço da página) e alguma observação que queira fazer. Após o envio, nosso sistema gera automaticamente um número de protocolo que permite ao(à) denunciante acompanhar o andamento da denúncia em tempo real. Sugerimos que guarde com bastante cuidado o código que será fornecido e não o divulgue para ninguém, pois esta é a única forma de sua denúncia continuar anônima.
A SaferNet Brasil agradece pela sua colaboração e disposição em colaborar na construção de uma Internet mais segura.
Se está na dúvida sobre como e o que denunciar, fale com nossa equipe do Helpline
www.canaldeajuda.org.br





