Os juízes das Comarcas de Apiacás, Itaúba e Marcelândia ministraram palestras nos seus respectivos municípios no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, comemorado no dia 18 de maio.
Em Marcelândia o juiz Silvio Mendonça Ribeiro Filho ministrou uma palestra sobre pedofilia e o abuso sexual de crianças e adolescentes. “Vivemos em um tempo em que os valores morais e os bons costumes já estão sendo deixados em segundo plano. Diariamente crianças e adolescentes são bombardeados com programas de televisão, internet e musicas totalmente inadequadas para a sua idade. A erotização precoce está sendo cada vez mais massificada. As músicas, por exemplo, em sua maioria só falam de sexo, de álcool e baladas: é um verdadeiro lixo!”
Para ele, os pais que não se importam com seus filhos, que não se preocupam aonde eles vão ou com quem estão, certamente estão sendo negligentes e assumindo um risco de vê-los envolvidos com coisas que não prestam e até mesmo sendo aliciados para a prostituição ou abuso sexual.
“É importante destacar estes aspectos uma vez que, segundo pesquisas, os abusos sexuais ocorrem em sua grande maioria dentro da própria casa: cerca de 80% dos casos. Os abusadores são geralmente pessoas próximas, que moram na casa. Estas pessoas não demonstram que são criminosos, trabalham, têm filhos e muitas vezes são da sociedade”, disse o juiz pedindo a todos que denunciem os casos de abuso. “Não vamos permitir que ninguém faça mal aos nossos filhos. Vamos colocar os criminosos na cadeia. Ligue Disque 100. Procure a Promotoria de Justiça, a Policial Civil e Militar e denuncie”.
Na Comarca de Itaúba a juíza Henriqueta Fernanda Chaves Lima proferiu uma palestra na Câmara de Vereadores do município, em evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Poder Judiciário e Promotoria de Justiça.
Em Apiacás o juiz Márcio Rogério Martins ministrou a palestra “Responsabilização do Agressor” para mais de 150 pessoas, incluindo representantes das escolas municipais, estaduais e autoridades locais. O magistrado esclareceu de maneira simples as principais dúvidas da população com relação ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Comarcas combatem exploração sexual infantil
maio 23, 2013
exploração sexual, Policia, Últimas notícias





