Campanha contra abuso e exploração sexual é lançada no Pará


Campanha quer prevenir este crime contra crianças e adolescentes.
Dia Nacional de Luta Contra o Abuso é comemorado em 18 de maio.

Do G1 PA
Comente agora
Uma campanha para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes foi lançada emParauapebas, sudeste do Pará, na última segunda-feira (13). A campanha integra uma programação especial sobre o tema, realizada em alusão ao dia 18 de maio, marcado como Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Entre as atividades do lançamento da campanha estavam a apresentação de palhaços e a exibição de filmes, promovidas pela Organização Não-Governamental (ONG) Rádio Margarida. A partir de uma interpretação lúdica, o público iniciou a discussão sobre a ocorrência destes tipos de crime. "São mais de 175 casos por dia de violência sexual [no país], a maioria dentro das residências. Então é algo que a gente tem que chamar a atenção da sociedade", ressalta a
secretária municipal de assistência social de Parauapebas, Leudicy Leão.
Representantes de várias instituições também participaram do evento. "[O objetivo principal] é levar para a criançada e para a comunidade o verdadeiro espírito do combate a exploração sexual", resume um dos participantes, Josberto Girão.
O cronograma da campanha, que acontece durante esta semana, também foi apresentado. No próximo sábado (18), será realizado o projeto Ação Global em Parauapebas, e haverá um estande sobre o tema. "A gente vai levar essas apresentações teatrais, essas palestras para dentro de escolas, unidades básicas de saúde, CRAS [Centro de Referência de Assistência Social]. É um serviço para ir onde as famílias de fato estão", explica a coordenadora de proteção social especial, Cristiane Rezende
"A responsabilidade da comunidade é quando souber do abuso de crianças, ou violência doméstica, ou trabalho infantil, disque 100 ou procure o Conselho Tutelar mais próximo, e denuncie", afirma Joana Lima, da ONG Rádio Margarida, referindo-se ao número do disque-denúncia, telefone específico para receber denúncias sobre este tipo de crime em todo o Brasil.
tópicos: