Brunetto critica deputados por sigilo e acusa manobra irregular


getPolêmico, o coordenador do Fórum Sindical de Mato Grosso, Gilmar Brunetto, joga suspeitas sobre a entrega da lista de empresas beneficiadas com incentivos fiscais somente à Assembleia Legislativa de MT. Ele afirma que, diante do pedido feito anteriormente pelo Fórum, para também ter acesso às informações, o ato do secretário Alan Zanatta, da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), que entregou somente para os deputados o relatório, dá a entender que existem parlamentares envolvidos em supostas irregularidades.
“Quando não querem divulgar informações como essas, geralmente há irregularidades. E entregar apenas para a Assembleia sugere que pode ter envolvimento de parlamentares nisso”, disse ao RepórterMT.
Na segunda-feira (6) o Fórum deve encaminhar à Assembleia um requerimento formal, solicitando a lista com o nome das 358 empresas beneficiadas no estado, entregue por Zanatta nessa sexta-feira (3). No entanto, Brunetto não quer apenas os nomes das empresas. “Queremos o relatório completo, com os dados de quantos empregos essas empresas geram e qual incentivo ela recebe”, afirmou.
O Fórum também fez uma solicitação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para conseguir as informações.
O deputado e primeiro-secretário da Assembleia, Mauro Savi (PMDB), lembra, no entanto, que esta é uma prerrogativa do Poder Legislativo fiscalizar o Executivo. Segundo Savi, as informações serão avaliadas por uma comissão na terça-feira (7) e as informações vão continuar em sigilo, até que Justiça determine o contrário.
O tema está em discussão porque a Assembleia deve votar em breve a prorrogação dos benefícios por mais 12 anos (depois por mais 12), conforme afirmou ao RepórterMT o presidente da Casa, deputado José Riva (PSD).