Assembleia Legislativa de Roraima sedia audiência contra trabalho infantil


A mobilização segue durante toda a semana; uma passeata será realizada amanhã no Centro Cívico (Foto: H. Emiliano)
A mobilização segue durante toda a semana; uma passeata será realizada amanhã no Centro Cívico (Foto: H. Emiliano)
Mobilizar prefeitos e autoridades públicas, sociedade, família e escola para discutir o enfrentamento ao trabalho infantil. Esta é a intenção da Caravana do Norte contra o trabalho infantil, que escolheu Roraima para abrir os trabalhos na Região Norte. A escolha retrata uma realidade assustadora no Estado, pois ocupa o 5º lugar no ranking brasileiro de exploração de crianças e adolescentes no trabalho.
A discussão sobre o tema foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na manhã desta segunda-feira (6), conduzida pela presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, deputada Ângela Águida Portella (PSC). O deputado Gabriel Picanço (PSB) também acompanhou os debates.
A caravana vai percorrer todos os Estados da região Norte e do Brasil para articular autoridades e população no enfrentamento ao trabalho infantil e definir estratégias de proteção aos direitos da criança e do adolescente. O evento é coordenado pelos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do trabalho infantil de toda a região Norte, com o apoio do Fórum Nacional.
“É um trabalho de bandeira essa nossa luta. Temos buscado sensibilizar o poder público para essa causa. Com pedagoga, me preocupo muito. É preciso colher essas crianças, pois a infância é uma coisa que não volta nunca mais”, considerou a deputada.
Criar políticas públicas no interior é o caminho para minimizar o problema, garante Picanço. “Acredito que o problema começa no interior, pois as famílias não têm emprego, nem incentivo na produção rural. O efeito negativo é imediato e as crianças são as mais penalizadas”.
A mobilização segue durante toda a semana e amanhã será realizada uma passeata no Centro Cívico, as 8h30 para chamar a atenção do público quanto à importância do assunto. Alguns municípios receberão a visita da Caravana, com a apresentação de audiência pública para novas discussões sobre o assunto.
Os prefeitos Adilson do Asa, de Rorainópolis; Moacir Mota, Amajari; Altemir Campos, Pacaraima; Josué Jesus, Mucajaí e Jairo Araújo, Normandia assinaram um Termo de Compromisso para implantação de ações e medidas efetivas para a proteção especial às crianças. Logo mais, às 16h, a prefeita da capital, Teresa Surita (PMDB) também assinará o documento e receberá uma comissão da Caravana.
“É importante essa mobilização, essa é nossa luta. Vamos fortalecer esses laços e chamar os prefeitos para essa luta. Isto é dever de todos nós”, garantiu a coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente, Ana Alice Monteiro.
Autoridades municipais, estaduais, sociedade civil organizada, entidades ligadas à criança e a educação, além da Organização Internacional do Trabalho participaram das discussões.
FONTE: SECOM/ALE-RR