Governador precisa dar mais atenção à saúde e estradas no interior. Declara Riva


Fonte: Acesse Notícias.
Governador precisa dar mais atenção à saúde e estradas no interior. Declara Riva
Governador precisa dar mais atenção à saúde e estradas no interior. Declara Riva
Na manhã do ultimo sábado, 30 de abril, o presidente da assembleia legislativa de Mato Grosso, deputado Riva, esteve em Juara e concedeu entrevista coletiva a imprensa para falar sobre vários assuntos, entre eles o repasse para a saúde, manutenção de estradas estaduais, conclusão da construção da escola técnica e recursos destinados à pavimentação de ruas na zona urbana.
Recursos da Saúde
A prefeitura de Juara recebeu na semana passada o total de 50% do valor da divida do estado com o município, o restante foi parcelado pelo governo do estado em doze meses. “No meu entendimento o problema da saúde vai muito mais além, é a falta de recurso por parte da união, porque estado e município são as partes fracas, mesmo que seja tarde, mas é um bom momento porque muitos prefeitos estão assumindo agora e o governador, através de uma acordo com a assembleia está repassando os recursos atrasados, Juara recebeu mais de oitocentos mil reais, isso é uma cobrança do prefeito Lorão, uma cobrança nossa desde a época do Alcir, para que o governador atualizasse estes recursos.” Explicou Riva.
Para o parlamentar a questão da saúde é mais complexa, o sistema de administração precisa ser revisto, pois não é ideal para atender o estado todo. Quanto aos recursos Riva acredita que o governador vá manter sua palavra a fazer os repasses em dias, tanto a parcela da divida que foi negociada quanto dos repasses atuais.
Ausência do governo
Uma das grandes reclamações dos prefeitos, vereadores, lideranças politicas e deputados é que o governador Silval Barbosa tem estado muito ausente dos municípios, sobre esta questão o presidente da assembleia enfatizou: “Essa reclamação é procedente, o governador tem estado muito ausente, mesmo fisicamente, o governador Silval Barbosa precisa fazer o seu secretariado por o pé na estrada e ir para o interior, basta dizer pra você que o secretário Meraldo, que foi uma indicação do PSD e tomou posse há poucos dias, já visitou mais de 50 municípios e isso representa mais do que todos os outros secretários visitaram em dois anos e meio de governo. Eu entendo um governo que tem que estar mais presente na base, conversando com o cidadão, logico que se o secretário de infraestrutura estiver mais presente aqui em Juara ele vai ter oportunidade de ver as condições da Rodovia do Vale e vai poder ver mais de perto os problemas.”
Estradas do Interior.
Para Riva a ausência ou o distanciamento do governador e seus secretários no interior do estado são os principais fatores que fizeram com que a malha viária fosse comprometida, dificultando assim a locomoção e transporte de produção. “Não podemos mais permitir que a gente passe a seca inteira sem recuperar as estradas e quando chegar no período das chuvas a gente fica se lamentando, o choro de agora é a omissão do governo no período da seca, pois se tivessem arrumado as estradas não precisa estar chorando agora.” Disse Riva.
Rodovia do Vale
Segundo o deputado Riva, tão logo parem as chuvas será feita a recuperação na integra da Rodovia do vale, que atualmente já não tem mais condições de trafegar e os asfalto está praticamente todo deteriorado.
Asfalto do Aeroporto
Segundo Riva a pavimentação do aeroporto, que já teve o recurso liberado, será executada ainda este ano. “É uma obra necessária, aeroporto não é luxo, é necessidade!” Frisou o deputado.
Consorcio Intermunicipal e pavimentação da Baiana
Quanto ao atual estado das máquinas do consorcio intermunicipal do Vale do Arinos, Riva explicou que acredita que dois são os fatores que levaram ao seu quase sucateamento, a falta de atenção por parte do governo e a falta de cuidados. O objetivo é realizar a recuperação das máquinas e mantê-las em funcionamento.
Relacionado à pavimentação da Baiana, o deputado explicou que as obras vão continuar, que é compromisso do governador do estado e assim que pararem as chuvas as obras serão retomadas e no máximo até 2015 a ligação deve ser concluída integralmente.
Pavimentação asfáltica
Sem falar em valores Riva esclareceu que já estão na conta da prefeitura de Juara alguns recursos para serem utilizado em obras de pavimentação asfáltica na zona urbana da cidade, com os quais será possível asfaltar várias ruas de alguns pontos que se tornam críticos no período das chuvas.