ABDALLA ZAROUR: Justiça Eleitoral julga ação contra José Riva, acusado de falsificar documentos. Se condenado, Riva pode ser preso, com dois anos de reclusão e pagamento de multa


Por Enock Cavalcanti em Direito e Torto | Jogo do Poder | Justiça dos homens - 25/03/2013 11:17
O deputado Geraldo Riva (PSD), presidente da Assembleia de Mato Grosso e, no destaque, o jornalista Abdalla Zarour, titular do novo site "Conversa Política"
TRE/MT julga ação contra José Riva; ele é acusado de falsificar documentos
POR ABDALLA ZAROUR
CONVERSA POLÍTICA
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) deve julgar na manhã desta terça-feira, 26, uma ação onde o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (AL/MT), deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de falsificar documentos para prestação de contas quando foi candidato em 2006 para ocupar uma vaga na AL/MT.
O julgamento teve início e Riva já está em desvantagem. O relator da ação, Juiz Federal Pedro Francisco da Silva, já votou pelo recebimento da denúncia. Caso o Pleno, vote de acordo com o relator, a denúncia vira processo e o deputado José Riva vira réu.
De acordo com informações do portal do TRE/MT, o processo que apurou a denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral é extenso. São dois volumes e seis apensos. Consta na página eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral que a pauta será a de nº 21/2013.
Caso o deputado seja condenado, de acordo com a lei do código eleitoral nº 4737/65 artigo 353, ele pode ser preso com dois anos de reclusão e pagamento de multa.
Na última terça-feira, 19, esse julgamento já era para ter sido concluído, mas foi adiado porque de acordo com o presidente da Casa, desembargador Rui Ramos, os autos do inquérito não chegaram a tempo hábil para apreciação do caso.
FONTE: CONVERSA POLÍTICA