Wanderley Cerqueira (PSD):Correndo risco de perderem o mandato, vereadores do DEM/VG têm até sexta (25) para apresentação de defesa


Foto:Câmara VG
Clique na imagem para ampliar
Leonardo Mayer, Valdemir Bernadino – popular Nana e João Tertuliano – “Joãozito”
Os vereadores democratas de Várzea Grande, João Tertuliano – o “Joãozito” -, Leonardo Mayer e Valdemir Bernadino – popular Nana -, receberam na quinta-feira (17.01) notificação da Executiva Provisória municipal do DEM, por terem votado contra determinação do partido para a eleição da Mesa Diretora da Câmara.
De acordo com a notificação extrajudicial, protocolada pela Executiva Provisória na 1ª Vara Cível do município, de responsabilidade da juíza Anglizey Solivan de Oliveira, os três democratas têm oito dias para apresentação da defesa, ou seja, até a próxima sexta-feira (25.01).

Em entrevista ao VG Notícias, o advogado da Executiva Provisória, Ney Provenzano, explicou que a defesa dos vereadores será encaminhada, por meio da justiça, ao advogado Antônio Alberto Schommer – que exerce o cargo de secretário na Executiva Provisória do partido -, e foi nomeado relator do processo.
Ainda, segundo Provenzano, caso os democratas infiéis não apresentem defesa, eles correm risco de ser expulso do partido e terem ainda o mandato cassado pela legenda, por infidelidade partidária.
Entenda - Os vereadores são acusados de infidelidade partidária, por terem votado contra determinação do DEM na eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2013/2014. A sigla apoiou o vereador Wanderley Cerqueira (PSD) à Presidência da Casa, porém, o “trio” votou no candidato Waldir Bento – o Dr. Waldir (PMDB), que é da base aliada do prefeito Walace Guimarães (PMDB).
No entanto, os vereadores argumentam que em nenhum momento agiram contra a vontade da legenda. Conforme eles, no início da formação da chapa que disputaria a Mesa Diretora da Câmara, o DEM não se manifestou e eles ficaram “livres” para escolher em qual candidato votariam. Porém, dias antes do processo eleitoral, a Executiva Provisória municipal baixou uma determinação que eles apoiassem Cerqueira e não Waldir.
por Lucione Nazareth/VG Notícias