
Gilson Nasser
Da Redação
Empossado na manhã de hoje, o novo prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), colocou como principal desafio recuperar a credibilidade da Cidade Industrial, tanto na ordem política, como financeira.
Na política, o prefeito busca garantir, de vez, a estabilidade administrativa no município. Nos últimos quatro anos, Várzea Grande teve quatro prefeitos, sendo eles: Murilo Domingos (PR), "Tião da Zaeli" (PSD), João Madureira (PSC) e Maninho de Barros (PSD). A situação gerou prejuízos imensos a população e, serviços essenciais nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Saneamento Básico.
Na gestão financeira, a meta do prefeito é retirar o nome da cidade do Cadin (Cadastro de Inadimplentes). Ele pretende, já nesta primeira semana de gestão, se reunir com a Receita Federal e outros órgãos a melhor forma de negociar os débitos do município e retirar a cidade da "lista negra" dos devedores. Desta forma, o município é liberado para receber recursos federal e estadual.
Para conseguir êxito no mandato, Walace já sinalizou abrir diálogo com a oposição, especialmente o DEM, da família Campos, e o PSD, do ex-prefeito "Tião da Zaeli", com quem travou duro duelo nas eleições. Ele destacou que a união das forças políticas do município é que vai retomar Várzea Grande nos trilhos do desenvolvimento. "Não posso e não vou aceitar que Várzea Grande seja chamada de 'favelão de Cuiabá'", assinalou.
Outro parceiro que o ex-deputado espera ter na administração da cidade é o Governo do Estado. Ele destaca que a cidade já está recebndo obras importantes, com vistas a Copa do Mundo. "O governador faz uma grande gestão e Várzea Grande tem muito a receber nestes próximos dois anos de mandato do Silval", completou.
Secretariado
O secretariado do primeiro ano da gestão Walace será nomeado e empossado nesta quarta-feira. Alguns nomes já foram confirmados, restando definir apenas a Secretaria de esportes, que ficará sob indicação do PP, e a Controladoria.
Nesta terça-feira, ele confirmou que a secretaria de Receita será ocupada pelo servidor de carreira, Luiz Fernando, e a Comunicação por Eduardo Ferreira, que atuou como marqueteiro na campanha a prefeitura.
Na Saúde, um dos principais gargalos da cidade, o prefeito nomeou sua esposa, a médica Jaqueline Guimarães. "Coloquei ela porque sei que reúne toda a capacidade para resgatar a saúde da nossa cidade", afirmou.