Walace baixa decreto para conter gastos e restringe "poder da caneta"


O prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB) baixou hoje (8) um decreto no qual determina a contenção imediata de gastos no Paço Couto Magalhães durante os próximos 90 dias. Por meio da ação, apenas Walace terá o "poder da caneta", sendo ordenador de despesas. Assim, o peemedebista espera reequilibrar a situação financeira da segunda maior cidade do Estado para pagar dívidas e salários atrasados.


 

  A equipe financeira da cidade realiza o levantamento da real situação, mas já se sabe da existência de uma dívida superior a R$ 400 milhões. Conforme o secretário de Governo, Ismael Alves, o desafio é grande, mas a equipe está empenhada em resolver. “A situação é caótica. Precisamos da ajuda de todos, da Câmara, da população e da imprensa”, pondera.

  Outra medida adotada pela administração é o enxugamento da máquina. Conforme Ismael, não será necessária a demissão de funcionários, tendo em vista que os comissionados e DAS foram exonerados pelo ex-prefeito Maninho de Barros (PSD). “Apenas não serão recontratados. Só o que for essencial”, pontua. Apesar de não haver nenhum levantamento sobre o número de demitidos, estima-se que sejam 450. Assim, Walace espera reduzir a folha de pagamento, hoje de R$ 14,8 milhões.

  Com relação ao concurso público, o secretário adianta que foi firmado um acordo com o Ministério Público para que, ao ser identificada a vaga, sejam chamadas as pessoas que foram aprovadas.



Por: Patrícia Sanches
Fonte: RDNEWS