Vergonhoso o próprio presidente regional que comandou a traição, com a palavra o nacional: Após acirrada disputa e traição de vice, Mauro é empossado


Valérya Próspero

   Depois de uma difícil disputa para sair vencedor no maior aglomerado eleitoral de Mato Grosso, Mauro Mendes (PSB), aos 48 anos, será empossado prefeito de Cuiabá hoje (1º), às 18h, junto com a nomeação dos 11 secretários já anunciados. Natural de Anápolis (GO), o socialista mora na Capital mato-grossense há 32 anos e se formou em engenharia elétrica na UFMT.
   Esta foi a terceira vez que Mauro concorreu a cargo eletivo no Estado. Estreou em 2008, ao concorrer à prefeitura, na época filiado ao PR, mas perdeu para o ex-prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB). Depois buscou o Palácio Paiaguás, em 2010, mas também foi derrotado pelo então governador Silval Barbosa (PMDB).
   O socialista, no entanto, não começou bem. Após fervoroso discurso sobre o cumprimento do mandato de 4 anos durante toda a campanha eleitoral, foi traído por aquele que, teoricamente, deveria ser seu braço direito na gestão. O vice João Malheiros (PR) simplesmente renunciou ao posto antes mesmo da posse, sem dar uma justificativa plausível.
   A atitude do republicano não caracterizou só a traição aos cuiabanos, Mauro e aos militantes do seu partido. Ela também colocou o prefeito eleito numa sinuca de bico, pois agora depende de quem vai ser eleito presidente da Câmara, pois é ele quem vai assumir a prefeitura quando Mauro precisar se ausentar. Para completar, o presidente estadual do PSB, deputado federal Valtenir Pereira estaria articulando para que o parlamentar que representa oposição, João Emanuel (PSD), seja eleito presidente da Mesa Diretora. O deputado, por sua vez, nega, mas a esposa de Mauro acredita que Valtenir é sem caráter e sem palavra.
   A disputa para a presidência da mesa está acirrada entre o social-democrata e Júlio Pinheiro (PTB), que comanda o Legislativo hoje. A população deve saber somente a partir das 17h quem será eleito. A posse dos vereadores será às 15h, em seguida vem a eleição. Só então os parlamentares se dirigem ao Centro de Eventos Pantanal para o novo presidente da Câmara realizar o ato de posse a Mauro Mendes.
   Independente de toda essa situação, a população cuiabana espera que todos os eleitos trabalhem em favor da Capital, cujos problemas ligados a administração pública são inúmeros, desde saúde à infraestrutura. Mauro possui vasto conhecimento administrativo na gestão privada, sendo reconhecidamente um empresário de sucesso, por meio dos trabalhos que desenvolveu em sua metalúrgica Bimetal, pela qual conquistou por três vezes (2002/2004/2005) o título de ‘Empresário do Ano’ pelo jornal A Gazeta Mercantil.
   Ele também geriu por duas vezes (2006/2009 e 2009/2012) a presidência do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), além de ser presidente licenciado do Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Outro feito do empresário foi fundar e presidir o Instituto Ação Verde – ONG do setor produtivo de Mato Grosso.