O vereador Faissal Calil (PSB) vai procurar o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, também do PSB, para que o chefe do Executivo Municipal atenda as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Cuiabá (Sintep).
Em reunião no gabinete do parlamentar nesta quinta-feira (24), Faissal se comprometeu com o presidente do Sintep, João Custódio, em agendar com o prefeito na próxima semana uma reunião para tratar das políticas educacionais da rede municipal de ensino, principalmente no que diz respeito à implementação de 5,8% na folha de pagamento dos professores. O Sintep fala inclusive em iniciar uma greve, caso as reivindicações não sejam cumpridas.
“Essa briga do Sintep é justa, a Educação no nosso município é uma das referências no nosso país, os professores da nossa rede municipal de Ensino são extremamente dedicados, e as reivindicações deles já vem de muito tempo”, afirmou Faissal.
O Sintep alega que no ano passado a prefeitura iniciou discussões referentes às reivindicações dos professores do município, porém o então secretário de Educação, Sílvio Fidélis, alegou impedimento jurídico de prosseguir com as negociações, devido ao período eleitoral.
Em seguida, o Sindicato procurou Mauro Mendes e Lúdio Cabral (PT), então candidatos à prefeitura, e que disputavam o segundo turno. Mendes e Cabral assinaram um termo de compromisso sobre o reajuste do salário dos professores em janeiro de 2013, o que ainda não foi cumprido.
Além do reajuste salarial, os professores reivindicam pagamento retroativo de dívidas anteriores da prefeitura, reforma de unidades e creches escolares, nova revisão da Lei Orgânica dos Profissionais da Educação, com o intuito de colocá-la em disposição do arcabouço jurídico federal, um Plano Municipal de Educação e a publicação de processos da secretaria.





