A tragédia em Santa Maria (RS) é o principal destaque do Brasil no noticiário internacional neste início de semana. Todas as principais publicações do planeta destacaram o incêndio que deixou mais de 230 mortos na boate Kiss. Relatos de sobreviventes, fotos das vítimas e notícias sobre as investigações dominaram a cobertura, que contou ainda com lembretes regulares de que o país vai hospedar grandes eventos mundiais nos próximos anos.
No meio da cobertura de notícias do caso mais recente no Brasil, muitos veículos de comunicação de outros países lembraram suas próprias tragédias.
O incêndio na boate Kiss fez com que o jornal americano USA Today publicasse um texto sobre o caso semelhante registrado na boate The Station, de Rhode Island, que deixou 100 mortos em 2003. “Com que frequência ouvimos sobre tragédias similares antes?”, se perguntou o John P. Barylick, autor de um livro sobre o caso americano.
“Uma das lições mais importantes que aprendi com a minha experiência neste caso é que precisamos saber que não podemos contar com bandas, organizadores de shows, donos de boates, seguranças – ou mesmo bombeiros – para garantir nossa segurança. Precisamos ser nossa própria e melhor equipe de resgate. Por segurança, vá com seu instinto. Se algo parece errado, ou perigoso, vá embora. Nenhum show vale a sua vida.”
A rede de TV ABC no estado americano do Kentucky, também publicou um depoimento de incêndio local. “É algo que você nunca supera”, disse Wayne Dammert, que sobreviveu a uma tragédia 35 anos atrás, quando 165 pessoas morreram.
A página argentina da rede britânica BBC publicou um texto sobre o caso mais recente e mais próximo ao de Santa Maria. “Os anos passam e as histórias se repetem”, diz, comparando o incêndio da boate Kiss ao registrado em 2004 na boate Cromañón, em Buenos Aires, quando 194 pessoas morreram. O jornal Clarín destacou que as duas tragédias tiveram muitas semelhanças.
O jornal americano Los Angeles Times publicou uma lista completa em que reúne os principais incêndios em boates pelo mundo, ressaltando que o de Santa Maria pode ser o maior já registrado.
Daniel Buarque
Editor-Executivo de Conteúdo do Terra, é autor de "Brazil - A imagem internacional do 'País do futuro' no século XXI" (no prelo). Publicou também os livros "Comendo a Grande Maçã" e "Por um fio".
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com