Atual campeão da Corrida Internacional de São Silvestre, Edwin Kipsang precisou superar um imprevisto para vencer também a Corrida de Reis, disputada neste domingo em Cuiabá. O queniano liderava a prova quando, já na parte final do evento, foi agarrado por um torcedor que conseguiu furar o bloqueio de seguranças.
Na sequência do susto, Kipsang se desvencilhou do torcedor, que foi retirado do trajeto da corrida pelos seguranças. Detido, o invasor foi identificado como um homem de 33 anos que sofre de problemas psicológicos. Ele foi encaminhado para a delegacia.
A atitude do torcedor lembrou a do ex-padre irlandês Cornelius "Neil" Horan, que invadiu o trajeto da maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 se agarrando a Vanderlei Cordeiro de Lima na altura do 36º km. O brasileiro, que até aquele momento liderava o evento, terminaria com a medalha de bronze. O ganhador foi o italiano Stefano Baldini, que completou os 42,195 km em 2h10min55s.
Neste domingo, o queniano manteve a ponta mesmo com incidente e venceu a prova de 10 km, em nova vitória no Brasil: ele já havia conquistado a São Silvestre em 31 de dezembro de 2012, ao completar o percurso de 15 km em São Paulo em 44min06s.
Maior prova de rua da região Centro-Oeste, a Corrida de Reis de Cuiabá contou com mais de 7,2 mil inscritos em sua 29ª edição, realizada neste domingo. No evento masculino, Daniel da Silva foi o melhor brasileiro, com a terceira colocação; no feminino, a vitória também foi para o Quênia, com Nancy Kipron.
- Terra





