Série 'Desafios do Prefeito Mauro Mendes' destaca a Educação


"Precisamos investir na qualidade de ensino para manter nossos alunos nas salas de aula, tenho a certeza que o Gilberto Gomes Figueiredo vai fazer a diferença no comando da secretaria de educação, afirma ativista 
O ativista confirmou ter enviado ofício ao secretario de
educação solicitando a continuidade da parceria 

O prefeito Mauro Mendes (PSB) irá enfrentar muitos desafios nos quatro anos de mandato. A equipe do Portal Todos Contra a Pedofilia MT percorreu a região central da cidade para perguntar à população quais as prioridades para o governo Mauro Mendes. A situação da saúde aparece no topo da lista. O povo reclama do Pronto Socorro e também da demora no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A falta de vagas em creche também é tratada com preocupação pelos moradores. Os mais jovens apelam por mais emprego. 

A servidora terceirizada, Sebastiana Maria de Oliveira fez uma comparação rápida e clara da educação oferecida pelo estado e o município. Mãe de duas filhas de 11 e 16 anos, Sebastiana faz parte do Programa de Educação de Jovens e Adultos, do Governo do Estado. 

“A educação no município melhorou muito com relação à estadual. Minha filha de 11 anos conseguiu ler com poucos meses depois que transferi ela. Além disso, quando elas apresentam alguma dificuldade, recebem um acompanhamento de reforço na própria escola”, afirmou Sebastiana. 

Segundo Sebastiana, o acompanhamento não se restringe apenas à sala de aula. “Na escola as minhas filhas ainda recebem assistência de psicólogos e assistentes sociais”, disse. 

Um pensador já disse que se fosse prefeito a primeira coisa em que investiria seria na educação, pois um povo sem educação não saberia usar uma cidade por mais infraestrutura que ela tivesse. Mas investir em educação não é só fazer escola e comprar carteiras. Investir em educação é antes de tudo valorizar os professores, investir na qualificação, investir no aluno e em sua família,destacou João Batista de Oliveira que é considerado o maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá. 

Para a dona de casa Luciana Soares da Silva, o prefeito Mauro Mendes deveria tratar como prioridade a área de educação. “Principalmente em relação às creches. Na minha opinião, faltam vagas. Sofremos muito para matricular a minha neta na escola. Conseguimos depois de muito esforço, mas conheço famílias que ainda não conseguiram arrumar uma vaga. Muitas creches foram construídas nos últimos anos, mas mesmo assim não tem capacidade para atender todo mundo”, diz. 

Ela também afirma que o prefeito deve olhar com atenção todos os bairros da cidade. Na opinião da moradora, a falha da última gestão foi esquecer a periferia. “O bairro onde moro foi abandonado nos últimos anos. Eles não faziam a limpeza de rua e de terrenos. As vias estão sujas e os terrenos cheios de mato. A nossa cidade é muito bonita, mas precisa de cuidados”, diz. 

Desafios do novo prefeito: problema está na Educação Infantil 

Sem políticas 

O ativista sustenta que a discussão sobre desenvolvimento cultural e educacional em Cuiabá deixou de considerar a importância do livro, do acesso à leitura e dos projetos comunitários. 

“É necessário ampliar as possibilidades e instaurar o debate sobre o tema, com o envolvimento direto do poder público, aberto à participação popular para ampliar as políticas locais de educação e cultura da cidade”, afirmou. 

Perfil do Secretario Municipal de Educação de Cuiabá: 

Natural de Curitiba-PR, Gilberto Figueiredo, 52 anos, chegou à Cuiabá ainda criança, onde constituiu família. Órfão de pai e mãe aos 12 anos, o secretário destacou a importância da educação na sua trajetória de vida. “Perdi meus pais ainda muito criança e pelo empenho dos meus irmãos aprendi o valor do estudo. Foi a educação que me deu tudo o que eu tenho hoje. Foi a educação que me fez chegar onde cheguei, que me fez estar aqui, nesse novo desafio ao lado de todos vocês, profissionais da Educação de Cuiabá”, contou o secretário. 

Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica Avançada e Administração de Serviços de Saúde. 

Foi diretor dos colégios Isaac Newton e Anglo Vestibulares. 

O último cargo ocupado foi de Diretor Regional do SENAI-MT. 

Não conseguiu audiência com o secretario:Diretor vai recorre ao secretário de educação Gilberto Gomes Figueiredo, para continuar a parceria no projeto A Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia

Diante da problemática social, gerada pelo aumento dos casos de pedofilia no município de Cuiabá, a direção do Portal Todos Contra a Pedofilia e a ONG MT contra a pedofilia, quer continuar a parceria, com a secretaria de educação de Cuiabá e outros parceiros, para manter a parceria com a secretaria de educação de Cuiabá com o projeto “A Escola de Mãos Dadas Contra a Pedofilia”, para isso o diretor do portal vai recorrer ao secretario municipal de educação, Gilberto Gomes Figueiredo para manter a parceria. 

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT, João Batista de Oliveira, pretende mobilizar pelo menos 60 entidades e empresas instaladas em Cuiabá para aderir ao projeto. Segundo p maior ativista na luta contra a exploração sexual e pedofilia em Cuiabá, João Batista, é preciso da mobilização e o envolvimento da sociedade cuiabana nessa causa tão importante, além de garantir a continuidade de outras ações. “As ações serão contínuas no município. A prefeitura de Cuiabá já realizada um importante trabalho através dos projetos sociais, como o Cras e o Peti, e pretendemos intensificar para conscientizar a população”, disse o presidente da ONG MT contra a Pedofilia. 

Ele destacou ainda que a campanha vai trabalhar em várias frentes de atuação, como encaminhamento de denuncias online, divulgação do Disque 100 e 197, encaminhamento a atendimentos psicossocial, pedagógico e jurídico, tanto para as vítimas como para familiares, além de ações de âmbito cultural e artístico. 

“Temos que enfrentar este problema e, por isso, vou ao secretario municipal de educação, Gilberto Gomes Figueiredo, no sentido de continuar com o apoio da prefeitura de Cuiabá através da secretaria de educação, nessa grande luta em defesa da criança e adolescente”.

O maior ativista na luta contra a pedofilia em MT, João Batista de Oliveira, diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia, destacou que a campanha vai incomodar muita gente, porém vai trazer resultados positivos e o apoio do secretario de educação, Gilberto Gomes Figueiredo do prefeito Mauro Mendes, e acima de tudo tendo a primeira dama, Virginia Mendes como aliada, com certeza será de fundamental na luta para contra esse crime hediondo e que tem destruído muitas famílias. 

Os próximos capítulos desta História serão contados pelos seus próprios atores sociais. E nós estamos aqui para socializar com nossos leitores estas importantes páginas da recente trajetória de Cuiabá. Ninguém é obrigado a concordar conosco, mas jamais poderá questionar o direito inalienável de expressar nossas idéias. Tá dito!

João Batista de Oliveira
Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT