Senador Pedro Taques deve disputar presidência do senado com apoio do PSDB


pedro-taques-fala.01
É grande a possibilidade do PSDB declarar apoio à candidatura do senador mato-grossense Pedro Taques (PDT) à presidência do Senado, caso o PMDB mantenha o nome de Renan Calheiros na disputa. A informação é do senador tucano Álvaro Dias.

Peemedebistas como Pedro Simon (RS), Jarbas Vasconcelos (PE) ou Ricardo Ferraço (ES) receberiam votos da bancada tucana. Como Renan deve manter sua candidatura, o PSDB deve descarregar seus votos em Taques, que já colocou seu nome na disputa.
Pedro Taques deve ir para o embate questionando o papel do Senado em discussões fundamentais como o pacto federativo, a questão das medidas provisórias, a independência do Legislativo, entre outros temas negligenciados ao longo do tempo e que transformaram o Congresso num apêndice do Executivo.
As chances de que Taques seja eleito são mínimas, mas o senador mato-grossense poderá ampliar a base de 18 ou 20 parlamentares independentes que hoje estão dispostos a enfrentar a candidatura de Renan Calheiros e apresentar uma votação surpreendente.