Seduc dá início à certificação solicitada aos que fizeram o ENEM

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) informa que, ainda nesta semana,deverá receber do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) os arquivos e senha necessários para consulta no sistema do Ministério da Educação (MEC), das notas dos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e solicitaram certificação. 

De acordo com o gerente de Organização dos Exames Supletivos da Seduc, Antônio Marcos de Mattos, a pontuação mínima que o candidato deve obter no ENEM para conseguir o certificado é de 450 pontos para cada área do conhecimento. “Na área de Linguagens é necessário os 450 mais 500 pontos na redação”, disse. 


Com os resultados das respectivas pontuações os candidatos podem obter a certificação de conclusão do Ensino Médio e assim dar prosseguimento aos estudos. As notas também podem ser utilizadas para obtenção de declaração de proficiência para aproveitamento dos conteúdos por área do conhecimento. 

Além da Seduc, os pedidos de certificação e/ou as declarações de proficiência podem ser realizados via Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), de acordo com a opção realizada pelo candidato no ato da inscrição no ENEM. “Caso o candidato ou candidata não lembre a opção, ele deve consultar o cartão de confirmação de inscrição, recebido pelos Correios, onde poderá verificar a instituição certificadora escolhida”, disse Antônio Marcos. 

Ele ressalta ainda que se a pessoa não tiver realizado opção alguma, mas obtiver pontuação necessária para solicitação de certificado, este pedido será da competência da Seduc, através dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). “Quando isso ocorrer, a única forma de comprovar as notas obtidas pelos/as candidatos/as, será mediante consulta à Gerência de organização de Exames Certificadores. Sendo que a forma mais rápida e efetiva é o e-mail”, disse. 

Para isso, esses candidatos devem encaminhar suas solicitações aos seguintes emails: antonio.mattos@seduc.mt.gov.br ou Cristina.silva@seduc.mt.gov.br . As mensagens devem conter nome completo do/a candidato/a e o CPF. Com a verificação e comprovação dos resultados os candidatos podem pedir a certificação no IFMT ou nos Cejas. “Nos municípios que não possuem campus do Instituto Federal e nem unidade do Ceja, os pedidos podem ser feitos nas Assessorias Pedagógicas. Os pedidos de certificação devem ser feitos mediante preenchimento de requerimento e declaração”, finalizou. 

Mais informações pelos fones (65) 3613-6325 ou 6447. Falar com Antônio Marcos. (Volney Albano/Seduc-MT)