O prefeito Mauro Mendes visitou na tarde desta segunda-feira (07-01-13) as policlínicas do CPA I e do Planalto, além das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída no bairro Morada do Ouro.
O prefeito de Cuiabá disse que o objetivo da vistoria é identificar irregularidades e buscar soluções.
Na unidade de saúde do CPA I, Mauro Mendes constatou a necessidade de contratar médicos para compor o quadro da policlínica. Durante a visita foi constatado que apenas um médico, pediatra, estava atendendo. Não existia no local nenhum clínico geral ou especialista.
Mauro Mendes disse que para sanar esse problema está finalizando um projeto emergencial para a saúde de Cuiabá. Esse plano pretende convocar médicos concursados e adequar as unidades às necessidades da população. Mendes disse que uma equipe de técnicos está finalizando o estudo e que ainda esta semana deve anunciar as medidas a serem tomadas.
Mauro Mendes realizou as visitas acompanhado do secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, e vereadores de sua base de sustentação. O secretário falou que em 30 dias a policlínica do CPA I já estará atendendo a plena carga.
Alguns dados foram apresentados por Kamil quanto aos custos da saúde na capital. Ele disse que metade dos recursos destinados ao setor são gastos com vítimas de acidentes, especialmente envolvendo motos.
Kamil falou ainda que partes significativas dos gastos com a saúde pública na capital são com pacientes vindos do interior do estado. “A prefeitura está bancando gastos com pacientes do interior, que são pacientes de altíssimo custo e isso está gerando um ônus para a população de Cuiabá”, disse o secretário.
O secretário de saúde de Cuiabá lembrou ainda que o governo do estado não faz o repasse de recursos devidos ao município. “Já tem quatro meses atrasados que somam 9 milhões de reais, o que faz falta para o custeio do setor”, finalizou Kamil.
Na visita a UPA, no bairro Morada do Ouro, se juntou ao grupo o secretário municipal de Obras, Marcelo de Oliveira. Ele mostrou ao prefeito algumas irregularidades no projeto, elaborado na gestão de Francisco Galindo.
1 - Marcelo relatou ao prefeito Mauro Mendes que Unidade de Pronto Atendimento tinha uma falha Grave: não possui Centro Cirúrgico.
2 - Outra falha no projeto é a ventilação natural que, em alguns setores do prédio, não existe.
3 – A recepção é pequena para acomodar as pessoas que ficarão a espera de atendimento ou que estiverem acompanhando pacientes.
4 – Como Cuiabá é uma cidade de temperatura elevada, deveria constar do projeto a arborização do entorno do prédio, outra falha.
5 – Foram detectadas irregularidades no projeto das salas de atendimento ambulatorial e nos banheiros.
Mauro Mendes dialogou com Marcelo Oliveira e Kamil Fares e achou por bem estender um pouco mais o prazo de entrega da obra para que adequações sejam feitas. Para as intervenções devem ser consumidos mais 90 dias.
O prefeito disse que as falhas detectadas no projeto da UPA da Morada do Ouro vão provocar reavaliação do projeto da Unidade de Pronto Atendimento que será construída em breve no bairro Osmar Cabral.
Na policlínica do bairro Planalto também foram observadas necessidades de adequações e de pessoal da área de atendimento.