Pedro Taque PDT:Brizola Neto visita Cuiabá e Lucas do Rio Verde amanhã

Possível candidatura de Pedro Taques para o Governo do Estado deve ser discutida
SISSY CAMBUIM - A GAZETA
Em visita a Mato Grosso amanhã (18), o ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola, o Brizola Neto (PDT), deve dar o pontapé inicial às discussões sobre a possível candidatura do senador Pedro
Taques (PDT) ao Governo do Estado em 2014.


Ele desembarca na Capital por volta das 8h para um breve encontro com o prefeito Mauro Mendes (PSB). De Cuiabá, segue para Lucas do Rio Verde, onde participa de ações durante toda a manhã.

A visita foi articulada pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), e estava prevista para dezembro do ano passado. O encontro foi adiado em função do falecimento do pai do ministro, José Vicente Goulart Brizola no final do mês.

No município, Brizola Neto visita as escolas consideradas modelo no Estado e integra a comitiva de formada por deputados e outras lideranças que irão conhecer as potencialidades do modelo de gestão pública de Lucas do Rio Verde, que tem um dos melhores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Em seguida, o ministro reúne-se com os membros do diretório estadual do PDT. Entre os assuntos a serem debatidos, passa não só pela discussão cerca do futuro da executiva nacional sigla, como a campanha pelo Governo, em 2014.

Presidente do diretório estadual do partido, o deputado Zeca Viana (PDT) ressalta que a visita do ministro a Mato Grosso neste momento é de suma importância, pois além de garantir a aproximação com o Estado, destaca a relevância que a sigla vem alcançando nas últimas eleições.

Em sua primeira disputa eleitoral, em 2010, Taques destacou-se nas urnas e, junto ao movimento Mato Grosso Muito Mais, vem trabalhando para consolidar a sigla. Em 2012, o partido conseguiu eleger 8 prefeitos no Estado e foi um dos maiores apoiadores de Mendes. Ainda na Capital, dobrou sua representatividade na Câmara Municipal, com dois vereadores, e conquistou o comando da Secretaria de Saúde, tida como prioritária da atual gestão.

Dois anos após a vitória nas urnas, o senador já é tido como um dos principais candidatos à sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), ao lado do também senador e ex-governador Blairo Maggi (PR).

Além da agenda partidária, as cobranças políticas não ficarão de fora. Segundo Viana, como deputado, ele pretende levar algumas reivindicações do Estado ao ministro.

O parlamentar ressalta que solicitará ao Brizola Neto que interceda, em Brasília, para a realização de convênios em Mato Grosso, principalmente voltados ao fomento do ensino profissionalizante.

Com o prefeito de Cuiabá, o encontro será breve. São previstos apenas 30 minutos de conversa no hangar. Mendes não integrará a comitiva que segue para o interior. Brizola Neto retorna para a Capital por volta das 14h, de onde segue diretamente para Brasília.