Parlamentar acusado de estupro em plenário renuncia a cargo na Bolívia


G1
O parlamentar boliviano Domingo Alcibia, acusado de ter estuprado uma mulher no plenário da assembleia departamental de Chuquisaca, apresentou sua carta de renúncia à assembleia, segundo o governador de Chuquisaca, Esteban Urquizu. O paradeiro do parlamentar, entretanto, segue desconhecido, segundo o jornal “Opinión”.


O caso envolvendo Alcibia, do governista MAS, ocorreu em 20 de dezembro do ano passado. Segundo a imprensa, a agressão ocorreu durante uma festa, da qual participaram parlamentares e funcionários.O presidente Evo Morales e políticos da situação e da oposição haviam condenado o ocorrido, pedindo a renúncia do parlamentar.
Domingo Alcibia é acusado de ter estuprado uma mulher em pleno plenário da assembleia departamental de Chuquisaca (Foto: Reprodução)Domingo Alcibia é acusado de ter estuprado uma mulher no plenário da assembleia departamental de Chuquisaca (Foto: Reprodução)

Além de Alcibia, outros parlamentares, todos aparentemente bêbados, estavam presentes, de acordo com as imagens gravadas por uma câmera de segurança.

“O senhor Alcibia apresentou sua renúncia para assumir sua defesa, essa é a informação e até o momento não sabemos onde está nosso companheiro”, afirmou o governador, que acrescentou que a renúncia foi determinada pelo partido MAS, que pediu a renúncia das pessoas envolvidas no ocorrido.

A mulher, uma funcionária da Casa, de origem indígena, estava aparentemente embriagada e quase inconsciente no momento da relação.

A promotoria local investiga o caso.