Para sindicato, nomeação de diretor do Detran caracteriza improbidade


Valérya Próspero

  
-- Sindicalista Veneranda Acosta
Sindicalista Veneranda Acosta
O Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran/MT) protocolou junta ao Ministério Público Estadual (MPE) denúncia contra a nomeação do novo diretor de Habilitação Humberto de Campos Silva. A categoria afirma que Humberto é proprietário de empresas de autoescolas e ex-presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso (SINDCFC) e por isso tem interesses diretos no assunto, ficando impedido de ocupar o cargo.
   
Diante da situação, o Sinetran argumenta que a nomeação fere a lei de impessoalidade e moralidade, cujo princípio veda a escalação de pessoas com sociedade ou funcionárias de empresas que tenham contratos com a administração pública. Na atual situação, a aprovação dos alunos que passam pelas autoescolas de Humberto seriam homologadas pela diretoria que ele comanda.
   A presidente do Sinetran Veneranda Acosta afirma que desconhece o intuito da nomeação. O ato foi assinado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) na semana passada. “Oferecemos denúncia no Ministério Público, pois entendemos que isso fere os princípios constitucionais da administração pública e em tese, configura ato de improbidade administrativa" explica.
   Humberto foi nomeado na última terça (22). Ele substitui Elifas Levi Parreira, que foi remanejado para o posto de diretor de Gestão Sistêmica do Detran.
   A sindicalista ressalta que a categoria quer à frente da diretoria gestores com conhecimento técnico, que tenham compromisso com a entidade e não com interesses comerciais e políticos. “Penso que é por isso que o nosso trânsito continua sendo um dos piores do país”, avalia Veneranda.
   Outro lado
   O presidente do Detran Giancarlo Castrillon garantiu que está tranquilo quanto à nomeação do diretor de Habilitação Humberto de Campos, assegurando que o empresário se desincompatibilizou de todas as autoescolas antes de assumir a diretoria do departamento. Segundo Castrillon, Humberto fez o compromisso com seu padrinho deputado estadual Mauro Savi (PR) em romper o contrato social com as empresas a fim de não ter nenhum tipo de impedimento para assumir o cargo. "Hoje ele é 100% funcionário do Governo", ressalta o presidente.
   Castrillon também aponta também que a escolha de Humberto levou em conta sua competência técnica. O Detran jamais tomaria iniciativa que lesasse o órgão ou causasse algum tipo de transtorno”, concluiu.
Fonte:http://www.rdnews.com.br/blog/post/para-sindicato-nomeacao-de-diretor-do-detran-caracteriza-improbidade

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com