OBRAS NA CÂMARA Em "casa nova", vereadores retornam ao trabalho dia 5


A próxima legislatura, que dura dois anos, deve ser dramática para o prefeito Mauro Mendes (PSB).

Reprodução
Fachada da Câmara de CuiabáFachada da Câmara de Cuiabá
ANA ADÉLIA JÁCOMO

Após trinta dias de recesso, a Câmara de Cuiabá voltará aos trabalhos em 5 de fevereiro. Até lá, o expediente será apenas interno. Na Casa, estão sendo feitos reparos nos gabinetes dos 25 vereadores que tomaram posse em 1º de janeiro. Até o ano passado, o número de cadeiras no Legislativo Municipal era de 19.

A próxima legislatura, que dura dois anos, deve ser dramática para o prefeito Mauro Mendes (PSB). Sem a maioria na Câmara e em “desarmonia” com o presidente João Emanuel (PSD), o socialista já amargou duas derrotas na Casa.


A primeira foi a própria eleição de João. Mendes queria emplacar o colega de legenda Adilson da Levante, mas sua estratégia saiu pela culatra e o único resultado obtido foi desastroso, pois conseguiu machucar o ego de dois parceiros: Onofre Júnior (PSB) e Faissal Calil (PSB). Onofre chegou a declarar que se sentiu humilhado pelo prefeito e por isso debandou para a chapa de João, conseguindo abocanhar a vice-presidência da Casa.

Em outro momento, Mauro viu seu projeto de arrecadação tributária ir por água abaixo. O aumento de 25% no IPTU deste ano foi barrado pela Câmara. Diante disso, o chefe do Executivo disse que não teria condições de iniciar neste ano as obras do novo Pronto Socorro de Cuiabá, uma promessa de campanha. Dois dias depois, porém, Mauro recuou da cobrança majorada após parecer da procuradoria do município apontar parecer pela inconstitucionalidade da matéria.

De acordo com o secretário-geral da Câmara de Cuiabá, Aparecido Alves, os reparos visam melhorar o atendimento ao público. "A Mesa Diretora está adotando todas as medidas necessárias para que o povo seja bem atendido e tenhamos aqui um ambiente cada vez melhor".

Além da obra, o expediente interno visa ainda otimizar os trabalhos dos diversos setores do Legislativo. De acordo com a Secretaria de Gestão Administrativa, após voltar ao normal o atendimento ao público será de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. As sessões plenárias ocorrem às terças e quintas-feiras a partir das 8h do dia 5 de fevereiro.


Fonte: http://reportermt.com.br/politica/noticia/25372