Moradores vão protestar contra instalação de linhas de alta tensão


De acordo com uma das moradoras, o clima é de insegurança no bairro

Thiago Castro
Moradores não aceitam linhasMoradores não aceitam linhas
DA REDAÇÃO

Moradores do bairro Santa Amália, em Cuiabá, realizam amanhã (10) protesto e ato de solidariedade na rua Rouxinol primeira etapa, local onde estão sendo instaladas as linhas de energia de alta tensão da Rede Cemat. Eles reivindicam a não instalação das torres de transmissão que estão sendo colocadas na porta das casas. A manifestação está marcada para as 8h.


De acordo com uma das moradoras, o clima é de tensão e insegurança no local. Ela observa que em momento algum a empresa de energia dialogou com os proprietários das casas. “É um absurdo eles terem colocado na porta da minha residência uma estrutura daquele tamanho. Estamos correndo risco e nossas casas serão desvalorizadas”.

As obras na rua Rouxinol tiveram início nesta segunda (7), com a presença de policiais. O cenário é de calçadas quebradas, cano de esgoto estourado e indignação. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Rowel Araújo, a luta é pela retirada das linhas de energia do local. “O que nós queremos é que a Rede possa buscar uma outra alternativa e não prejudicar as pessoas que moram há décadas no bairro e agora estão sendo obrigadas a vivenciar esta situação”.

REUNIÃO

Nesta quarta (9), moradores e lideranças políticas se reuniram com representantes da concessionária, na sede da empresa. Os moradores apresentaram suas reivindicações e destacaram a necessidade da não instalação das linhas de energia. “É um absurdo esta situação. Todos estão indignados com esta situação onde do dia para a noite uma linha de energia passa a funcionar bem na calçada da sua casa. Não houve nenhuma consulta aos moradores sobre o projeto e agora a Rede quer que donos das casas paguem as consequências. Queremos soluções imediatas”, afirma a ex-deputada estadual e moradora do Santa Amália, Vera Araújo.