Moradores do Construmat denunciam abandono de Estação de Tratamento de Água e Esgoto em Várzea Grande


oto:do Internauta
Clique na imagem para ampliar
Abandono da ETA no bairro Construmat
Desativada há mais de oito anos, a Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), localizada no bairro Construmat, em Várzea Grande, se encontra totalmente abandonada. O local tornou-se moradia de criminosos, e conforme denúncia encaminha a reportagem do VG Notícias, as residências próximas da Estação estão sendo alvos constantes de assaltos.
Além disso, segundo a denúncia, o local contribui para o criadouro do mosquito da dengue, pois, a lagoa que seria utilizada para o serviço de decantação, está a céu aberto e ainda transmite um odor insuportável. Confira fotos no final da matéria.

Ainda conforme a denúncia, após a construção da estação, o local não funcionou nem por um ano. Isso porque houve uma implosão que comprometeu todo o encanamento e deixou vários vazamentos.
A falta de uma ETA na região é uma das principais reclamações da população, que sofre com a falta de água, principalmente os moradores do Maringá I e II.
Outro lado: Em entrevista ao VG Notícias nesta terça-feira (22.01), o diretor de operações do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, Aubeci Davi dos Reis afirmou que será feito, de forma emergencial, a limpeza do local, bem como as arrumações das fechaduras.
De acordo com Davi, esse problema, é mais uma das heranças deixadas pelos antigos gestores, e que a nova administração ainda está tomando conhecendo da situação do município e por isso, é preciso que a sociedade tenha paciência.
Conforme o diretor, a estação passará por reforma para voltar a funcionar. Os recursos serão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), caso o prefeito Walace Guimarães (PMDB) consiga reverter a situação e recuperar o valor.
por Thaiza Assunção/VG Notícias