Mendes não cobra de Silval repasses atrasados da saúde


Antonielle Costa
Foto: Mato Grosso NoticiasMendes não cobra de Silval repasses atrasados da saúde
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), esteve reunido nesta quinta-feira (10) com o governador Silval Barbosa (PMDB), para tratar sobre vários assuntos que envolve a Capital. Um fato curioso é que o socialista não cobrou do governador os repasses atrasados na área da saúde – recursos esses que são destinados ao Pronto-Socorro.

Durante toda campanha, Mendes pregou que o setor será prioridade em sua gestão e em seu primeiro dia de trabalho fez uma visita ao Pronto-Socorro, para checar a realidade do local. Hoje, a superlotação na unidade é decorrente de ser referência estadual e que recebe muitos pacientes do interior – que representam 40% do total de atendimentos.


“Isso não foi pautado nessa reunião, pois ainda não tenho as informações detalhadas. Abordei vários assuntos com o governador, mas esse especificamente estou aguardando da área técnica um posicionamento mais correto e consistente”, afirmou logo após o encontro com Silval.

Mendes afirmou ainda que em outra oportunidade, o governador já havia lhe prometido que ia regularizar os atrasos o mais rápido possível e que por isso não quis ser “repetitivo”.

“Não tenho elementos corretos e consistentes, tínhamos outras prioridades e num segundo momento vou abordar esse assunto. Mas estou tranquilo, uma vez que o governador já me disse que vai regularizar o problema”, destacou.

O discurso de choque de gestão na saúde logo no início da gestão aos poucos vai perdendo consistência, inclusive com declarações do secretário municipal, Kamil Fares (PDT).

Paciência
Em entrevista a um canal de televisão nesta semana, Kamil afirmou que será preciso “paciência”, para amenizar o caos vivenciado pela população cuiabana no que tange a saúde.

Ele afirmou ainda que hoje existe um atraso de R$ 9,5 milhões por parte do Governo do Estado, dinheiro esse que é aplicado na manutenção do Pronto-Socorro.

Ação na Justiça
Os constantes atrasos nos repasses fez com que no ano passado, o Ministério Público Estadual ingressasse com ações na Justiça, para que problema fosse resolvido. Por várias vezes, o Judiciário Estadual chegou a bloquear as contas do Estado, para garantir os recursos.

Já Silval garantiu que tudo será normalizado este ano.
http://www.matogrossonoticias.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Mendes_nao_cobra_de_Silval_repasses_atrasados_da_saude&id=56837