O empresário Mauro Mendes (PSB) foi empossado na noite desta terça-feira (1º-01-13) no cargo de prefeito de Cuiabá. A solenidade de posse foi realizada no Centro de Eventos do Pantanal.
Na câmara
Antes da posse, Mauro Mendes esteve na Câmara Municipal onde foi realizada a conturbada eleição da Mesa Diretora da Câmara, que foi vencida pelo novato João Emanuel (PSD). Mendes chegou a substituir Júlio Pinheiro por Adilson Levante no posto de presidente na chapa da situação, mas nem o ‘Plano B’ foi o suficiente para debelar a rebeldia do grupo de novatos, liderado por Onofre Junior (PSB). O Resultado foi 14 votos para João Emanuel e 11 para Levante.
Estavam na disputa as chapas Democracia para Cuiabá (Chapa 1), encabeçada por João Emanuel, e a Levanta Cuiabá (Chapa 2), cujo candidato a presidente era Adilson Levante.
Depois da votação na câmara, Mauro se mostrou irritado com a situação e se dirigiu para o Centro de Eventos do Pantanal.
Não compareceram
Foram sentidas ausências de lideranças que ombrearam com Mauro Mendes na campanha eleitoral deste ano. Entre eles o senador Blairo Maggi (PR). O governador Silval Barbosa (PMDB) não designou nenhum representante do Estado para a solenidade e o vice-prefeito eleito, deputado João Malheiros (PR), que renunciou ao cargo no final do mês passado, também esteve ausente.
Faixa
O novo prefeito recebeu a faixa das mãos do prefeito Chico Galindo (PTB) que disse ter deixado o Executivo Municipal com sensação de missão cumprida. Antes de sair da prefeitura, ainda conseguiu emplacar 2 nomes de seu partido na gestão de seu sucessor.
O prefeito inicia o trabalho à frente do município a partir das 8h desta quarta-feira (02-01-13) no Palácio Alencastro.
O prefeito inicia o trabalho à frente do município a partir das 8h desta quarta-feira (02-01-13) no Palácio Alencastro.
Mais secretários
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), anunciou durante a solenidade da sua posse, no Centro de Eventos do Pantanal, mais 4 secretários: de Cultura e Turismo assume ex-vereador de Cuiabá Marcus Fabrício; Lamartine Godoy é o novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, na secretaria de Cidades e Assuntos Fundiários assume Suelme Evangelista Fernandes do PSB e na Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Cidadania e Juventude toma posse o professor Elias Andrade.
Os novos gestores se somam aos já definidos secretários de Saúde, Kamil Fares, de Planejamento, Francisco Serafim de Barros, de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, Trânsito e Transporte, Antenor Figueiredo Neto, de Educação (SME), Gilberto Figueiredo, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues, Governo, Fábio Garcia, Gestão, Adriana Paula Barbosa, Comunicação, Clenon Alves Borges, e Fazenda, que terá como titular Guilherme Muller. Os demais secretários serão apresentados nos primeiros 15 dias de janeiro.
Partidos
De acordo com o prefeito, todos os partidos que fizeram parte de sua base serão contemplados com cargos no primeiro escalão. Em sua eleição, Mendes teve o apoio, além de sua própria sigla o PSB, do PV, PPS, PDT, PR e o PTB do ex-prefeito Chico Galindo.
Medidas ousadas
A primeira delas, de maior impacto, será a exoneração de pelo menos 800 servidores comissionados. O ato de exoneração será publicado no Diário Oficial da capital que vai circular nesta quarta-feira (02-01-13). A medida, segundo Mendes, visa enxugar a folha salarial. “Vamos encaminhar uma lista à Câmara Municipal e será ela que vai decidir quem sai e quem fica”, disse.
Outra medida classificada como emergencial pelo novo prefeito será a contratação de médicos para suprir o déficit de 60 profissionais na rede pública municipal. Segundo ele, primeiramente, serão chamados médicos aprovados no último concurso da prefeitura.
Votos
Mauro Mendes foi eleito prefeito de Cuiabá no segundo turno das eleições municipais com 169.688 votos, o equivalente a 54,65% do total dos votos válidos, vencendo o adversário Lúdio Cabral, do PT.
Biografia
Mauro Mendes nasceu em Anápolis (GO) tem 48 anos e dois filhos. Ele é empresário do ramo de metalurgia em Cuiabá. Por seis anos foi presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e também presidiu o Sistema Sesi/Senai. Ocupou ainda o cargo de vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias.
No ano de 2008, o empresário disputou as eleições para prefeito de Cuiabá e não conseguiu ser eleito. Em 2010, Mauro Mendes também disputou a eleição para o governo e perdeu.
Formação da nova mesa diretora da câmara:Presidente - João Emanuel (PSD)
1º vice-presidente - Onofre Júnior (PSB)
2º vice-presidente - Haroldo Kuzai (PMDB)
1º secretário - Maurélio Ribeiro (PSDB)
2º secretário - Clovito Hugueney (PTB)
Lista dos 25 vereadores que tomaram posse em Cuiabá neste 1º de janeiro:
Adevair Batista Cabral (PDT)
Adilson Levante - Adilson Américo Machado de Oliveira (PSB)
Arilson da Silva (PT)
Arilson da Silva (PT)
Chico 2000 - Francisco Carlos Amorim Silveira (PR)
Clovito - Clovis Hugueney Neto (PTB)
ilemário do Vale Alencar (PTB)
Domingos Sávio - Domingos Sávio Boabaid Parreira (PMDB)
Domingos Sávio - Domingos Sávio Boabaid Parreira (PMDB)
Faissal Jorge Calil Filho (PSB)
Haroldo da Açofer - Haroldo Yukio Alves (PMDB)
João Emanuel Moreira Lima (PSD)
Juca do Guaraná Filho - Lídio Barbosa (PT do B)
Júlio Cezar Pinheiro (PTB)
Leonardo Gonzales de Oliveira Ribeiro (PTB)
Lilo Pinheiro - Emanuel Mussa Amui Pinheiro (PRP)
Lueci Ramos Lourenço (PSDB)
Marcrean dos Santos Silva (PRTB)
Mario Antonio Moyses Nadaf (PV)
Maurélio de Lima Batista Ribeiro (PSDB)
Onofre de Freitas Junior (PSB)
Oséas Machado de Oliveira (PSC)
Professor Allan - Allan Kardec Pinto Acosta Benitez (PT)
Renivaldo Alves do Nascimento (PDT)
Ricardo Saad (PSDB)
Toninho de Souza - Antônio Ferreira de Souza (PSD)
Wilson Kero Kero - Wilson Nonato Silva (PRP)