José Rodrigues Rocha Júnior, Secretário quer acabar com assistencialismo na prefeitura


Glaucia Colognesi


-- José Rodrigues define metas da secretaria
José Rodrigues define metas da secretaria
   O secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, nomeado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), quer acabar com a dependência do programa de assistência às pessoas carentes do Governo Federal, o Bolsa Família. “Não foi criado para que as pessoas dependam dele o resto da vida”, observa.
  Para combater o comodismo daqueles que recebem o benefício, a prefeitura já assegurou junto à União recursos para investir pesado na oferta de capacitação e preparação profissional. “O nosso grande desafio é fazer com que as pessoas entendam que a assistência social não é só para a distribuição de colchão e cestas básicas”, pondera.

   Serão 10 mil vagas em cursos deste tipo que serão realizados pela prefeitura numa parceria com o Senai e o Senac neste ano. O dinheiro virá do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado no ano passado e só agora será implementado em Cuiabá.
   O secretário explica que na primeira etapa da política desenvolvida para a erradicação da pobreza, a meta sempre foi cadastrar todo mundo que necessitasse, como os ribeirinhos. Isso porque era necessário encontrar com urgência um meio de garantir a subsistência desse público-alvo.
  “Agora que esta questão foi superada é necessário encarar novos desafios como a elevação e qualificação profissional dessa camada da sociedade”, explica. José Rodrigues tem 5 anos de experiência na área e na administração pública, atuou nas gestões do ex-governador Blairo Maggi (PR) e do governador Silval Barbosa (PMDB).
http://www.rdnews.com.br/noticia/secretario-quer-acabar-com-assistencialismo-na-prefeitura
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso