Grupo protestou com cartazes durante posse de Mauro Mendes.
Na Câmara, tumulto antes de eleição da Mesa feriu várias pessoas.
Comente agora
A posse do prefeito eleito deCuiabá, Mauro Mendes, do PSB, e a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal nesta terça-feira (1º) também foram marcadas por confusão e protesto. Aberta à população no Centro de Eventos do Pantanal, a posse de Mendes registrou um princípio de tumulto com a chegada de um grupo de seis pessoas pertencente a uma organização popular que aproveitou a solenidade para reivindicar melhorias em várias áreas.
Com cartazes em protesto à deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), ao preço do transporte público e contra a pobreza, um dos integrantes do grupo invadiu o palco onde era realizada a solenidade no momento em que Mauro Mendes, acompanhado da mulher, Virgínia Mendes, subiam no tablado. O forte esquema de segurança conteve o manifestante. O grupo permaneceu na solenidade com os cartazes erguidos. O grupo diz que organiza manifestações por meio das redes sociais.
Mais cedo, na Câmara de Vereadores, uma porta de vidro que dá acesso ao plenário foi quebrada. A Polícia Militar foi chamada para conter o tumulto que foi motivado no momento em que o vereador Faissal Jorge Kalil Filho (PSB) se dirigia até o gabinete de um outro vereador, onde estava sendo realizada uma reunião para definir os componentes de uma das chapas que concorrer a eleição da Mesa.
Uma pessoa teria tentado se aproximar do vereador e os seguranças impediram. Nisso, o grupo de pessoas começou a causar tumulto e quebraram a porta. Ninguém foi preso, mas algumas pessoas sofreram ferimentos leves.
Posse
O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) tomou posse do cargo prefeito da capital mato-grossense nesta terça-feira (1º) em solenidade realizada no Centro de Eventos do Pantanal. A cerimônia foi aberta à população.
O prefeito eleito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) tomou posse do cargo prefeito da capital mato-grossense nesta terça-feira (1º) em solenidade realizada no Centro de Eventos do Pantanal. A cerimônia foi aberta à população.
saiba mais
A solenidade de posse foi conduzida pelo recém-eleito presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Emanuel Pinheiro (PSD), que venceu a disputa do comando do legislativo por 14 votos a 11 contra a chapa adversária, que tinha como candidato a presidente Adilson Levante (PSB), que era apoiado por Mendes.
Mauro Mendes foi eleito prefeito de Cuiabá no segundo turno das eleições municipais com 169.688 votos, o equivalente a 54,65% do total dos votos válidos, vencendo o adversário Lúdio Cabral, do PT.
Para ler mais notícias de Mato Grosso, clique em g1.globo.com/mt. Siga também o G1 Mato Grosso no Twitter e por RSS.





