Foi traído:Prefeito de Cuiabá toma posse com crise na saúde e derrota na Câmara


Anselmo Carvalho Pinto, Especial para O Globo
Tamanho do texto A A A
CUIABÁ - O empresário Mauro Mendes (PSB), de 48 anos, assumiu a Prefeitura de Cuiabá nesta terça-feira à noite anunciando medidas emergenciais para a área de saúde pública, considerado o maior problema da cidade. Antes da solenidade de posse, Mendes anunciou um acordo com médicos da rede pública, que estavam em greve.
O prefeito prometeu um trabalho intensivo no setor de saúde nos próximos 90 dias e não prometeu aumentar o salário dos médicos, uma das reivindicações da categoria.

— Desde o início das conversas, os médicos sempre mostraram que a maior queixa diz respeito à falta de infraestrutura para trabalhar. E isso nós vamos resolver — disse Mendes.
A equipe de transição fez um levantamento e constatou que há um déficit de 60 médicos nas policlínicas, as unidades médicas que fazem atendimentos que não são de urgência e emergência. Uma das primeiras medidas será a convocação de 60 médicos aprovados no último concurso da prefeitura.
Horas antes da posse, Mendes sofreu sua primeira derrota na Câmara. A eleição da mesa diretora do Legislativo terminou com a vitória de João Emanuel (PSD), que tem o apoio do deputado estadual José Riva (PSD), presidente da Assembleia Legislativa.
Mendes apoiava o vereador Adilson Levante, que é de seu partido. Com a vitória na Câmara, Emanuel se torna, na prática, o vice-prefeito de Cuiabá, já que João Malheiros, vice eleito com Mendes, renunciou ao cargo para permanecer como deputado estadual.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/prefeito-de-cuiaba-toma-posse-com-crise-na-saude-derrota-na-camara-7175494.html#ixzz2Gn1R7YXb