Estado e município afinam trabalhos para o desenvolvimento social de Várzea Grande


 Redação
O desenvolvimento social de Várzea Grande esteve em pauta na tarde desta quinta-feira (10.01) durante reunião entre a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Roseli Barbosa, e o prefeito da cidade, Wallace Guimarães.
Acompanhada de sua equipe técnica, a titular da Setas recebeu o novo prefeito de Várzea Grande em seu gabinete e apresentou ao gestor municipal os principais programas desenvolvidos pelo Governo do Estado com o foco no social. Dentre os programas apresentados, está o de transferência de renda estadual Panela Cheia, que somente no primeiro ano de execução já beneficiou mais de 1,8 mil famílias no município vizinho, com o repasse de cerca de R$ 105 mil/mês, ampliando os recursos do programa federal Bolsa Família, com um investimento total de R$ 630 mil durante 2012.
A reestruturação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foi outro ponto destacado pela secretária Roseli Barbosa durante o encontro. De acordo com ela, já foi pactuada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), espaço onde gestores de todo país discutem a destinação dos recursos da Assistência Social, entre outras competências.

Uma das primeiras ações a serem executadas é a reestruturação da rede do Sistema Único da Assistência Social. “Primeiramente, iremos construir unidades do Cras e Creas nos municípios que ainda não tem. Posteriormente, faremos a reforma das unidades e, em seguida, ampliaremos a quantidade de Cras e Creas nos municípios em que houver maior demanda, tudo isso associado com investimentos na aparelhagem e infraestrutura destas unidades”, adiantou Roseli Barbosa.
Outra preocupação da secretária estadual é quanto ao abrigamento de crianças e adolescentes em situação de risco, violação de direitos e vulnerabilidade social, uma vez que o Lar da Criança, atualmente, atende uma demanda superior a sua capacidade física e que grande parcela destas crianças são oriundas do município de Várzea Grande.
Na oportunidade, o prefeito Wallace Guimarães se comprometeu em fazer um estudo para construção de uma unidade de abrigamento bem como de outras ações para dar um salto de qualidade na vida da população várzea-grandense nos próximos quatro anos.
“É de suma importância estreitar as ações entre as diferentes esferas de governo. Tenho certeza que com o apoio do Governo do Estado será possível desenvolver um bom trabalho em que o principal beneficiado será a população de Várzea Grande que mais precisa do apoio do poder público”, avaliou o prefeito Wallace Guimarães, adiantando que o próximo passo será a realização de novas reuniões entre as equipes técnicas dos Poderes Executivos estadual e municipal.
Durante a reunião, o prefeito de Várzea Grande esteve acompanhado dos secretários de Assistência Social, Mariuso Damião Ferreira, e de Saúde, Jaqueline Guimarães. Também estiveram presentes o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, e os secretários adjuntos da Setas, Jean Estevan Campos Oliveira (Assistência Social), Dalva Couto (Cidadania) e Vanessa Rosin (Trabalho e Emprego).