Estádio encerra o ano com 55% das obras concluídas


Inauguração da obra está marcada para meados de novembro de 2013

Edson Rodrigues/Secopa
Clique para ampliar 
Arena Pantanal: obra encerrou 2012 com 55% dos trabalhos concluídos, segundo a Secopa
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Arena Pantanal encerrou o ano de 2012 com 55% das obras concluídas. A informação é do secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, em entrevista ao MidiaNews.

"Efetivamente, quando olhamos a Arena Pantanal, devido à sua estrutura arquitetônica quadrada, dá impressão de que a obra não está avançando. Mas isso acontece porque ela está sendo construída em quatro módulos", diz secretário da Copa
De acordo com Guimarães, a obra possui uma estrutura diferenciada dos demais estádios que estão sendo erguidos nas outras 11 cidades-sede do Mundial de 2014, razão pela qual a população pode não notar o progresso da obra no dia-a-dia.

“Efetivamente, quando olhamos a Arena Pantanal, devido à sua estrutura arquitetônica quadrada, dá impressão de que a obra não está avançando. Mas, isso acontece porque ela está sendo construída em quatro módulos. As arenas, normalmente, são redondas”, explicou.

Segundo o secretário, mudanças significativas poderão ser notadas na obra em meados de março de 2013, quando é esperada a finalização da instalação das estruturas metálicas e fechamento do estádio com os pórticos metálicos.

“De repente, você vai ver a Arena toda fechada. Vai ser uma mudança que será notada de um mês para o outro. Isso porque a sua concepção não é oval, redonda, que você vai acompanhando o crescimento fechado. Ela tem as estruturas norte, sul, leste e oeste montadas de forma independente e só depois são colocados os pórticos metálicos e uma tela fechando tudo”, afirmou.

O secretário afirmou que a data de inauguração da Arena Pantanal já está marcada para o final do segundo semestre de 2013, diferente do calendário anterior divulgado pela Secopa, que tinha prazo de entrega da obra agendado para maio de 2013.

“A Arena vai ser inaugurada entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, em um grande evento que nós estamos organizando. As pessoas vão olhar para a arena e pensar: nossa, de onde surgiu tudo isso?”, disse.

Projeto

Com a obra básica orçada, atualmente, em R$ 420 milhões, o Complexo da Arena Pantanal possui 34 hectares. Só o estádio usa quase 104 mil m² desse espaço.

Dentro do complexo serão construídos 104 camarotes, 70 banheiros, 20 escadas de acesso, 16 elevadores e 1,5 mil posições na tribuna destinada à imprensa.

Quanto ao estacionamento, serão 380 vagas dentro da Arena Pantanal e mais 2,4 mil do lado de fora.

"A Arena vai ser inaugurada entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, em um grande evento que nós estamos organizando", afirma Maurício Guimarães
Os projetos de paisagismo serão feitos, como a criação de lagos artificiais, bem como haverá a construção de uma escalinata – estrutura arquitetônica que funcionará como ponto de encontro para os torcedores.

Uma grande passarela irá ligar o estádio ao entorno. O entorno do estádio, área com mais de 300 mil m2, deverá contar ainda com uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas e atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes, restaurantes e muita área verde.

De acordo com a Secopa, a arquitetura do estádio foi projetada para atender a realidade de uma cidade quente como Cuiabá. O projeto prevê ventilação cruzada com tomadas de ar pelos cantos localizados entre os setores de arquibancadas. Além disso, serão instalados pisos e coberturas que amenizam o calor.

Multiuso


Os engenheiros responsáveis pela obra destacam que a Arena recebe a classificação de Multiuso exatamente pelo legado pós-Copa que irá deixar.

Isso porque os espaços no entorno do estádio poderão ser usados como salas de aula para realização de cursos ou para o funcionamento de escolas ou universidades, vontade esta já sinalizada pelo Governo Estadual.

Elogios


Durante sua última visita à Capital, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, elogiou o andamento das obras e disse que Cuiabá terá toda a capacidade de impressionar o mundo em 2014.

O projeto do estádio já se tornou referência quando o assunto é funcionalidade e sustentabilidade e recebeu vários prêmios, sendo destaque entre instituições ligadas à arquitetura nacional.

Divulgação
Como deverá ficar a Arena Pantanal, depois de pronta
Elefante branco


Um estudo divulgado pelo Portal Uol em outubro do ano passado levantou as suspeitas de que a obra se tornaria um grande “elefante branco” depois da realização do Mundial, quando a Arena deverá ser palco de quatro jogos da primeira fase da competição – Leia AQUI.

O temor foi confirmado no início de dezembro, quando o site Lance!Net divulgou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a possibilidade de obrigar os grandes times da Série A do Campeonato Brasileiro a cederem seus mandos de campo, após a realização da Copa do Mundo.

A medida seria motivada pela apreensão, por parte da cúpula da CBF, de que as arenas que estão sendo erguidas em Cuiabá, Manaus (AM) e Brasília (DF) se transformem em enormes “elefantes brancos” depois do evento. A solução não foi vista com bons olhos por dirigente de time local - CliqueAQUI.
Mídia News