Emanuel e Alexandre vão focar em projetos; Satélite fiscaliza


Valérya Próspero

-- Pedro Satélite, Emanuel Pinheiro e Alexandrer se tornam deputados após pleito
Pedro Satélite, Emanuel Pinheiro e Alexandrer se tornam deputados após pleito
    Alexandre César (PT), Emanuel Pinheiro (PR) garantem que, em 2013, vão focar seus trabalhos na proposição de leis e atuação nas comissões do Legislativo. Já Pedro Satélite (PSD) quer fiscalizar a execução das leis que já existem e, não raras vezes, nunca saem do papel. Os três se efetivaram na Assembleia neste ano graças a eleição de Nilson Santos (PMDB), Walace Guimarães (PMDB) e Percival Muniz (PPS), em Colíder, Várzea Grande e Rondonópolis, respectivamente.
  Apesar de ter se efetivado agora, Emanuel já atua na Assembleia como deputado desde 1º de janeiro de 2011, na cadeira da titular Teté Bezerra (PMDB), atual secretária de Estado de Turismo. Conforme o republicano, nada vai mudar agora que virou titular. “Em nenhum momento eu atuei como suplente, nem nas situações mais delicadas”, ressalta.
  O parlamentar afirma que no momento quer focar sua atenção em duas questões. A primeira é consolidar o MT Saúde. Depois na cobrança das contas de energia elétrica pela Rede Cemat, que ele classifica como absurda e inaceitável. O republicano aguarda levantamento da Comissão do Consumidor nas casas que tiveram aumento acima de 70% para tomar as próximas providências.
  O deputado Alexandre César, por sua vez, quer colocar os projetos de sua autoria, que já estão tramitando, em votação. Com sua efetivação, o partido fica com dois parlamentares : Alexandre, que será o líder da sigla e Ademir Brunetto, que tem feito críticas sistemáticas ao Governo. “O partido vive um bom momento, favorável para potencializar o crescimento, mas eu não posso falar pelo Brunetto”.
  Alexandre vai procurar trabalhar nas comissões, que devem ser estabelecidas quando o Legislativo voltar aos trabalhos, em fevereiro. Ele quer atuar principalmente no combate a discriminação, meio ambiente e sustentabilidade, cultura, educação e turismo.
  O Pedro Satélite, por sua vez, permaneceu 6 anos consecutivos como suplente e agora está cheio de planos como parlamentar. O social-democrata aponta que sua atuação vai enfatizar a fiscalização para o cumprimento de leis já existentes. Um dos gargalos do Estado que o parlamentar deseja desemperrar é a regularização fundiária. O deputado disse que vai cobrar principalmente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) um levantamento das áreas devolutas. Em Mato Grosso, segundo ele, praticamente não existem terras sem ocupação, mas o número de propriedades sem documentação é imenso.
  Há também lugares com documentação deslocada, quando um documento diz que a propriedade está num local, mas na prática é em região diferente. “A pessoa é dona de fato, mas não de direito”, constata Satélite.
  Ele quer destacar no mandato também a interiorização da saúde, com melhorias dos hospitais regionais, não importa se por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS) ou outras medidas. Conforme ele, quando as unidades estiverem funcionando bem, o atendimento em Cuiabá também vai melhorar.
  Apesar de assumir a cadeira de Percival, o socialista não o orientou sobre suas ações, já que agora pertence ao PSD e vai respeitar a vontade da sigla a qual está filiado. Ele garante que isso não causou nenhum tipo de desconforto com Percival e que o PSD é aliado na gestão em Rondonópolis.
http://rdnews.com.br/blog/post/votacao-para-eleger-a-personalidade-destaque-de-2012-em-mt-encerra-na-5a