Cuiabá:Maioria dos secretários é escolha pessoal de Mauro Mendes


Dos 17 assessores já nomeados, sete não estão atrelados a partidos políticos

Thiago Bergamasco/MidiaNews
Clique para ampliar 
Mauro Mendes já nomeou 17 secretários, a maioria é da cota do próprio prefeito
LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
Entre os 17 secretários já anunciados por Mauro Mendes, (PSB), a maioria está na cota de indicações pessoais do novo prefeito. Desses, a maioria é composta de homens de sua confiança, oriundos da iniciativa privada. Até o momento, sete secretários fazem parte desse grupo.

O secretário de Educação, Gilberto Gomes Figueiredo, atuou com Mendes na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e foi diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Outro secretário que saiu da Fiemt é o titular do Planejamento, Francisco Serafim de Barros.

O secretário de Governo, Fábio Garcia, é filho do atual presidente municipal do PSB, Robério Garcia, e atua nas campanhas eleitorais de Mendes desde sua estreia na política, em 2008, quando perdeu a disputa pela Prefeitura para Wilson Santos (PSDB).

O publicitário Clenon Alves Borges, que comanda a Secretaria de Comunicação, também integra a cota pessoal do prefeito. O procurador-geral do município, Rogério Gallo, é procurador concursado do Estado e também faz parte das indicações de Mendes.

O secretário de Obras, Marcelo de Oliveira “Padeiro”, deixou a Secretaria-Adjunta de Infraestrutura da Secopa e, apesar de ser ligado ao PR, segundo Mendes, ele está em sua cota pessoal.

O secretário de Fazenda, Guilherme Müller, está no cargo desde a gestão de Wilson Santos (PSDB) e foi recomendado a Mendes pelo ex-prefeito Chico Galindo (PTB). No entanto, de acordo com Mendes, ele também integra sua cota pessoal.

Cotas dos partidos

Entre os partidos da base de sustentação de Mendes, o que mais possui indicações é o PTB do ex-prefeito Chico Galindo.

Dono da maior bancada da Câmara de Cuiabá, com quatro vereadores, a sigla comanda quatro pastas, com três secretários.

O presidente municipal do PTB, Lamartine Godoy, está na Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Adriana Barbosa, que já era secretária de Gestão de Galindo, permanece no cargo; e o suplente de vereador Marcus Fabrício acumula as pastas de Turismo e Cultura.

Em seguida, o PR, partido do vice-prefeito eleito João Malheiros – que renunciou ao cargo, deixando Mendes sem vice –, elegeu somente um vereador e ganhou duas pastas no Palácio Alencastro.

A Assistência Social está sob o comando de José Rodrigues Júnior, que era secretário-adjunto da mesma pasta no Governo do Estado. Para a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), os republicanos indicaram Antenor Figueiredo.

O PDT elegeu dois vereadores e emplacou o presidente municipal da sigla, o médico Kamil Fares, na Secretaria de Saúde. A pasta detém um dos maiores orçamento do município. E também é uma das mais problemáticas.

O PV elegeu somente um vereador e também conseguiu pegar somente uma secretaria, a de Serviços Urbanos. O escolhido para comandá-la foi o suplente de vereador Rogério Varanda.

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico está na cota do PRP, que possui dois vereadores e emplacou Elias Andrade, professor da UFMT, no comando da pasta.

O PSB do prefeito, que elegeu três vereadores, foi contemplado com apenas uma pasta – a de Cidades, que está sob o comando do suplente de vereador Suelme Evangelista.

A sigla pode ganhar, também, a Controladoria do Município. O primeiro suplente Marcelo Bussiki, que é auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi convidado por Mendes para assumir a pasta.

O PTdoB emplacou uma indicação no segundo escalão do Governo - Bolanger José de Almeida assumiu o Cuiabá Prev.

Ainda falta definir a participação do PPS no secretariado. Duas pastas ainda não foram preenchidas – Esporte e Meio Ambiente.
Mídia NewsMídia News