O prefeito passou pelo CPA I, Morada do Ouro e no Planalto, onde a policlínica local atende 22 bairros da região leste de Cuiabá
YURI RAMIRES/ DE CUIABÁ
Mauro Mendes visita unidades de saúde para diagnosticar problemas - Foto: Tchélo Figueiredo - Secom Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), visitou na tarde desta segunda-feira (7) três unidades de saúde e dentro de alguns dias apresentará um combo de soluções ao setor juntamente com as secretarias envolvidas.
Mendes passou pela Policlínica do CPA I, o Pronto Atendimento da Morada do Ouro e na Policlínica do Planalto, que é responsável em atender toda a população do lado leste da cidade.
Durante a visita, Mauro aproveitou para falar com médicos e pacientes, além de conhecer a estrutura física, de servidores e dos equipamentos em cada local. O prefeito aproveitou para dizer que a rede secundária de saúde é uma de suas prioridades.
"Viemos para identificar as deficiências identificadas pelos funcionários e pela população. O principal, pelo que vejo aqui, é a falta de médicos. Nossa prioridade é estabilizar a rede secundária em primeiro lugar. Ainda nesta semana vamos montar e anunciar um plano de emergência para a saúde", afirmou o prefeito.
Reinaugurada no último dezembro, a Policlínica do CPA I apresenta alguns problemas, segundo Mauro, a visita cabe justamente a isso, identifica-los para depois trata-los. O mesmo acontece no PA da Morada do Ouro, que deveria ter as obras concluídas no final do ano passado.
"Como o próprio nome já diz, trata-se de uma unidade de pronto atendimento. É para urgência e emergência. Mas no projeto não consta sequer um Centro Cirúrgico", ressaltou o secretário de Saúde, Kamil Fares.
Já no bairro Planalto, mendes conheceu mais de perto a realidade dos funcionários e pacientes. O local atende cerca de 22 bairros da região leste da capital. O prefeito teve que ouvir de um médico platonista que o pior ali é a falta de médicos.
"O pior de tudo é a falta de médicos. Eu venho aqui e trabalho 24 horas seguidas sozinho. Apenas eu e as enfermeiras. Tem que ter mais médicos", reivindicou o médico Narciso Neiva, que realiza plantões de 24 horas na unidade duas vezes na semana.
"Essa realidade já é conhecida por muitos, inclusive por mim, que andei por esses lugares durante toda a minha campanha. Nosso olhar hoje é clínico. Viemos com pessoas que conhecem o que precisa ser feito e estamos prontos para elaborar um plano que minimize esses problemas e possa dar condições dignas de atendimento de saúde em Cuiabá", afirmou o prefeito.





