KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
A atuação do governo do Estado em relação a Cuiabá, em especial na área da Saúde, é alvo de críticas dos 25 novos vereadores eleitos para esta legislatura.
O atraso nos repasses para os municípios é uma das razões de tanta reprovação. Muitos acham que o governador Silval Barbosa (PMDB) está olhando apenas para as obras da Copa do Mundo de 2014, deixando outras áreas sem atuação.
“Tirando as obras da Copa do Mundo, que são 100% recurso federal, a atuação do governo em Cuiabá é zero”, reclamou o ex-presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB).
A única representante feminina do Legislativo Municipal, vereadora Lueci Ramos (PSDB) acredita que o peemedebista deveria dar mais atenção à Capital, tendo em vista que as unidades de saúde daqui atendem pacientes de todo o Estado.
Para ela, o setor em Cuiabá poderia estar estruturado, caso não fosse a grande demanda de pessoas do interior que vêm buscar tratamento aqui. “Cuiabá atende pacientes do Mato Grosso inteiro. Mudou o secretário de saúde do Estado, mas os repasses continuam atrasados”, reclamou.
Uma solução para este “problema”, segundo o novato Aroldo Kuzai (PMDB), seria a construção de um Hospital Regional. Para o peemedebista, o chefe do Executivo Estadual está preocupado apenas com a Copa do Mundo de 2014.
“O governo ajudou muito com a Copa, mas Cuiabá não vive só de Copa do Mundo. Há outras demandas que precisam ser cuidadas. Para que eles ajudem realmente Cuiabá, é preciso construir um Hospital Regional, pelo menos para ajudar a desafogar o Ponto-Socorro”.
O vereador Juca do Guaraná (PTdoB) acredita que o setor da saúde é hoje “uma pedra no sapato” dos gestores cuiabanos. Afirma que para que esta situação melhore, precisa haver uma maior intervenção do Estado.
Já João Emanuel (PSD), Domingos Sávio (PMDB), Marcrean Santos, Onofre Junior (PSB), Clovito Hungney (PTB) e Professor Allan (PT) acreditam que Silval contribuiu com a cidade neste último ano e vai continuar contribuindo.
“Só com essas obras da Copa já melhorou bastante, mas eu acho que precisa de mais união entre o Governo e a Prefeitura”, diz Clovito.
De acordo com o parlamentar peemedebista, quem não esta cumprindo com o seu papel é o Executivo Municipal. “O Governo do Estado está fazendo tudo em Cuiabá. Todas essas obras de mobilidade urbana quem está fazendo é o governo, a prefeitura não está fazendo absolutamente nada”, diz Domingos Sávio.
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=423932
CABEÇA DE VEREADOR Maioria critica o governador
janeiro 08, 2013
Politica