Abertas as inscrições para 513 vagas nos Cursos Superiores do IFMT


Os candidatos interessados em estudar no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), as inscrições estão abertas a partir de hoje (04.01), para uma das 513 vagas nos 22 Cursos Superiores do Vestibular 2013/1. As inscrições serão feitas exclusivamente no site – www.processoseletivo.ifmt.edu.br até às 22 horas, do dia 04 de fevereiro de 2013. Para se inscrever é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula. A taxa de inscrição para o Vestibular 2013/1 é de R$ 50,00.


As 513 vagas nos Cursos Superiores são ofertadas em sete campi (Cuiabá-Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista, Cáceres, Confresa, Juína, Rondonópolis e São Vicente) e dois núcleos avançados (Campo Verde e Jaciara).

O candidato deve preencher eletronicamente as inscrições e sem cometer erros, todos os itens do formulário de inscrição no endereço eletrônico – www.processoseletivo.ifmt.edu.br , inclusive o questionário socioeconômico. Após preencher o questionário, é necessário imprimir o boleto bancário e, a seguir, recolher a taxa de R$ 50,00.

O pagamento da taxa de inscrição terá que ser efetuado até o dia 05 de fevereiro, observado o horário normal de funcionamento bancário. A confirmação da inscrição estará efetivada somente após o pagamento do boleto bancário correspondente à taxa e à sua devida confirmação da rede bancária.

No ato do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá ter em mãos o número do CPF, da cédula de identidade ou documento equivalente, oficial, com foto de validade nacional. No entanto, se essa documentação tiver sido extraviada, o candidato terá que protocolizar no campus para o qual se inscreveu uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial. Se não o fizer, não terá sua inscrição confirmada.

Lei de Cotas
De conformidade com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto 7.824 de 11 de outubro de 2012, e normatizada pela Portaria nº 18, de 11 de outubro de 2012, publicado no D.O.U. em 15/10/2012, o IFMT estabelece a reserva de vagas de 50% em todos os cursos e turnos, para candidatos que tenham cursado da 5ª a 8ª/9ª séries do Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino: Municipal, Estadual ou Federal, ou em cursos similares, e também na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para saber mais sobre como será o Sistema de Cotas, acesse o edital pelo link: http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1584

 Isenções
O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição correspondente a 20% das vagas de cada curso aos candidatos que preencherem, cumulativamente todos os requisitos. O formulário encontra-se na última página do edital para ser impresso e terá que ser entregue no campus para o qual o candidato se inscreveu.

Os interessados em solicitar a isenção devem requerer no período de 04,07 e 08 de janeiro de 2013, até às 17 horas. No dia 15 de janeiro, o IFMT divulgará o resultado do benefício de isenção no endereço eletrônico –www.processoseletivo.ifmt.edu.br O candidato que tiver o pedido de isenção indeferido (não aceito) poderá concorrer ao processo seletivo se pagar o boleto bancário no período previsto para a inscrição e aguardar a confirmação dos inscritos.

Confirmação das inscrições
No dia 19 de fevereiro, a Gerência de Política de Ingresso disponibilizará a confirmação dos inscritos, contendo nome, número da inscrição, o curso pretendido, o turno, a data e o local de realização das provas no endereço eletrônico – www.processoseletivo.ifmt.edu.br

Provas
O Vestibular 2013/1 constará de duas etapas. A primeira será de 80 questões objetivas e a segunda de uma prova discursiva (redação). As provas para os Cursos Superiores de Graduação ocorrerão nos dias 02 e 03 de março de 2013. A divulgação do gabarito será no dia 04 de março, no site – www.processoseletivo.ifmt.edu.br A relação dos candidatos aprovados na 1ª chamada, obedecendo ao limite de vagas de cada curso/turno, será divulgado no dia 25 de março de 2013, no endereço eletrônico – www.processoseletivo.ifmt.edu.br
Fonte: Redação Circuito MT/Assessoria