Governo brasileiro amplia atendimento à brasileira em situação de violência no exterior

RealAudioMP3 Roma (RV) - Vida sem violência: um direito de todas as mulheres. Esta convicção está na base do "Ligue 180" – Central de Atendimento à Mulher do Governo brasileiro. Ativo desde 2005, este serviço ouve e orienta as mulheres sobre seus direitos, dando apoio àquelas que se encontram em situação de risco.

Agora, o Ligre-180 está ativo também no exterior, na Espanha, em Portugal e na Itália. A ligação é gratuita, confidencial e funciona 24 horas. Na quarta-feira, este serviço foi apresentado no Consulado brasileiro na capital italiana. A Rádio Vaticano estava lá e ouviu o Cônsul-Geral do Brasil em Roma, o Embaixador Márcio Nunes Cambraia. Ele fala dos casos mais comuns de violência praticados contra as brasileiras que procuram o Consulado:

"A violência contra a mulher é uma violência física, psicológica e verbal, que é praticada por maridos, companheiros, namorados e também por sogros, enteados e ex-mulheres - uma ampla gama de algozes. Em geral, quando a assistência é solicitada ao Consulado-Geral o quadro de violência já está estabelecido há muito tempo. Muitas vezes, as vítimas têm receio de estabelecer comunicação telefônica com o setor de assistência e, às vezes, os diálogos são bruscamente interrompidos por pressão. Ou seja, a mulher vítima de violência toma coragem, custa a tomar coragem às vezes, liga para o Consulado-Geral, e às vezes a ligação, até mesmo nos plantões, a qualquer hora do dia ou da noite e nos finais de semana, as mulheres interrompem bruscamente e se percebe com clareza que foram interrompidas por pressão de um desses que eu chamei algozes. Alguns casos são muito complexos e requerem um acompanhamento contínuo da situação pessoal, da situação jurídica da vítima, assim como também de filhos menores. Às vezes são meses de atendimento até que se consiga uma solução. Muitas vezes, maridos, companheiros, namorados ameaçam tirar os filhos da mulher e colocam toda sorte de dificuldade, por exemplo no registro de crianças no Consulado. Às vezes, destroem documentos brasileiros e não autorizam emissão de passaporte brasileiro para os filhos. O Serviço de Assistência do Consulado inclui um serviço de consultoria jurídica. Trata-se de uma advogada, mulher, o que facilita a comunicação, inclusive sob orientação da legislação italiana, quais são os direitos e deveres da legislação italiana. Há também um trabalho no sentido de encaminhar essas mulheres a associações de assistência, de defesa da mulher. Outro dado interessante é que em geral grande parte dos pedidos recebidos é proveniente de mulheres que estão domiciliadas em pequenas cidades, muito frequente na Sicília e na Sardenha. Nesse caso de distância, o Consulado-Geral tem contado com o auxílio dos consulados honorários."

Todos os meses, o Consulado recebe pelo menos três denúncias de violência contra as mulheres. O Ligue-180, portanto, é um instrumento a mais para um trabalho que o consulado já presta em Roma, e independe da condição da brasileira, ou seja, se ela está ilegal ou não na Itália. O consulado garante a proteção da privacidade e da identidade das pessoas.

O telefonema pode ser feito através de número fixo ou celular. Ligue 800172211. Escolha a opção 3 e informe o número 61-37990180
(BF)

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com